Folha de S. Paulo


Manifestantes ocupam prédios em ao menos dez capitais contra fim do MinC

Prédios públicos de ao menos dez capitais estão ocupados ou são alvos de protesto de manifestantes contrários à extinção do Ministério da Cultura, incorporado à pasta de Educação pelo governo interino de Michel Temer.

As sedes da Funarte (Fundação Nacional de Artes) em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte estão tomadas por ativistas acampados.

Assista ao vídeo

Na capital paulista, o ato começou na terça (17) e foi organizado por membros de movimentos culturais e militantes ligados ao PT. No Rio, há cerca de 50 pessoas acampadas desde segunda (16) no Palácio Gustavo Capanema. Em Belo Horizonte, o acampamento na sede da Funarte começou no domingo (15).

"Estamos discutindo a criação de um 'Ministério da Cultura paralelo', que vai propor suas próprias pautas", diz o cantor Makely Ka, organizador do protesto na capital mineira.

Em Curitiba, a ocupação do prédio do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) ocorreu já na sexta (13). Artistas e integrantes de movimentos culturais revezam-se no local e oferecem oficinas de bordado e artesanato. Pelas redes sociais, os participantes pedem doação de colchonetes e água.

Em Salvador, um grupo de artistas, estudantes e membros de coletivos culturais ocupa desde as 11h de terça a sede da Fundação Palmares, no Pelourinho, onde funciona a representação regional do MinC. Em carta aberta à sociedade, os manifestantes dizem que a ocupação pretende demonstrar uma "insatisfação generalizada" com o governo do presidente interino. Afirmam ainda que não veem legitimidade na posse de Temer, nem na extinção e fusão de ministérios.

Há ocupação em Fortaleza, onde a Frente Nacional de Teatro tomou a sede do Iphan. O grupo diz que a extinção e o controle da cultura é "característica dos regimes ditatoriais".

Em Aracaju, um número não confirmado de integrantes do Diretório Central do Estudante ocupou na terça a sede do Iphan contra Michel Temer. De acordo com o órgão, também houve protestos em Recife, João Pessoa e Natal.

CONVOCAÇÃO

A Comissão de Educação do Senado aprovou na terça a convocação do ministro Mendonça Filho (Educação e Cultura) para que ele explique ao colegiado como a pasta manterá os programas e projetos da área cultural após a extinção do MinC. Não há data para a audiência pública.

Ocupação MinC


Endereço da página:

Links no texto: