Folha de S. Paulo


Escritora Han Kang vence Man Booker International com 'The Vegetarian'

Neil Hall - 15.mai.2016/Reuters
A escritora sul-coreana Han Kang posa com seu livro
A escritora sul-coreana Han Kang posa com seu livro "The Vegetarian"

A escritora sul-coreana Han Kang venceu o Man Booker International Prize 2016, um dos principais prêmios literários do mundo, na noite desta segunda (16), pela ficção "The Vegetarian".

Ainda sem tradução para o português, o livro segue a história da coreana Yeong-hye que, estimulada por um sonho, decide virar vegetariana. O ato é considerado subversivo e acaba causando uma ruptura em sua vida familiar e se manifesta de formas cada vez mais bizarras e assustadoras.

A autora concorria ao prêmio de £ 50 mil (R$ 252.330), dividido entre a escritora e sua tradutora, Deborah Smith, com outros 155 livros, entre eles obras escritas por nomes como o da italiana Elena Ferrante —pseudônimo de um autor ou autora desconhecidos—, do turco Orhan Pamuk, ganhador do Nobel de literatura de 2006, do austríaco Robert Seethaler ("A Whole Life") e do chinês Yan Lianke ("The Four Books").

Já bastante prestigiada na Coreia do Sul, Han é professora de escrita criativa no Instituto de Artes de Seul e já recebeu os prêmios Yi Sang Literary Prize, Today's Young Artist Award e Korean Literature Novel Award. "The Vegetarian" é o primeiro livro da autora a ser traduzido para o inglês.

O prêmio é dedicado a livros publicados originalmente em inglês ou obras estrangeiras traduzidas para o idioma.


Endereço da página: