Folha de S. Paulo


Temer está entre dois nomes de mulheres para secretaria de Cultura

O presidente interino Michel Temer pretende definir até o final desta semana o nome que comandará a secretaria nacional de Cultura, estrutura que será subordina ao Ministério da Educação.

Em reunião nesta segunda-feira (16), o peemedebista definiu que, embora seja dependente financeiramente do Ministério da Educação, a pasta terá autonomia gerencial.

A tentativa é, assim, diminuir a repercussão negativa da extinção da pasta. Nos últimos dias, produtores e artistas se queixaram sobre a possibilidade do setor cultural ser relegado a segundo plano em uma gestão do peemedebista.

Segundo a Folha apurou, o presidente interino está entre dois nomes para a estrutura: da ex-secretária estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Adriana Rattes, e da atual diretora de Educação do Banco Mundial, Claudia Costin.

Celso Barbosa/Futura Press/Folhapress
RIO DE JANEIRO,RJ,06.08.2013:ALDEIA/MARACANÃ/INDÍGENAS/OCUPAÇÃO - A secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, se reúne na tarde desta terça-feira (6) com indígenas e ativistas que voltaram a ocupar o antigo Museu do Índio, no complexo do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), quando um grupo de 60 policiais militares se posicionou nos fundos do prédio. A presença dos policiais causou tumulto entre os presentes, o que levou a secretária a se dirigir ao comandante do grupo, pedindo a retirada de todos do local. (Foto: Celso Barbosa/Futura Press/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
A secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, e indígena no antigo Museu do Índio, no Rio

Além delas, o peemedebista também avalia sugestões dadas por assessores e auxiliares, como da atriz Zezé Motta e de Sérgio Sá Leitão, ex-secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

A ideia é nomear para o posto um nome de peso na área, que seja ligado ao setor artístico e que tenha experiência em gestão pública.

Para tentar arrefecer também a crítica à ausência de mulheres no primeiro escalão ministerial, a equipe do presidente interino tem defendido nomes do sexo feminino.

Jorge Araújo - 16.out.2015/Folhapress
SÃO PAULO, SP, 16.10.2015: CLAUDIA COSTIN - Entrevista com Claudia Costin, diretora global de Educação do Banco Mundial, após o seminário - O Banco Mundial e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizam em São Paulo, o seminário: Mercado de trabalho, educação profissional e políticas de emprego no Brasil. (Foto: Jorge Araújo/Folhapress)
Claudia Costin, uma das cotadas para assumir a secretaria da Cultura

Em conversas reservadas, Temer demonstrou nesta segunda-feira preocupação com a repercussão internacional da falta de diversidade no perfil de sua equipe.

Para equilibrar a questão, ele tem buscado nomes de mulheres e de negros para as secretarias das principais pastas, como de Justiça e de Direitos Humanos.

Além da nova estrutura, o peemedebista tem procurado nomes para o comando da Funarte, órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas na área cultural.

O PPS tem defendido a indicação para o posto do ator Stepan Nercessian, filiado ao partido.


Endereço da página:

Links no texto: