Folha de S. Paulo


Marca do governo Temer foi escolhida por Michelzinho, seu filho de 7 anos

Reprodução
Marca da administração do presidente interino, Michel Temer, com o lema da bandeira
Marca da administração do presidente interino, Michel Temer, com o lema da bandeira

"Quando entrou na sala, ele olhou e falou 'que lindo', com uma expressão de criança mesmo, verdadeira e emocional. Se uma criança gosta, é porque a gente tem algo puro, tem algo bom na mão. Foi o Michelzinho quem escolheu a marca."

Elsinho Mouco, o publicitário por trás da nova identidade visual do governo do país sob comando de Michel Temer, fala extasiado sobre o momento em que o filho de sete anos do presidente interino se encantou pela imagem que seu pai vai usar para simbolizar e vender o atual momento político.

Das duas versões mostradas às vésperas do afastamento da presidente Dilma Rousseff a Temer e sua mulher, Marcela, na casa da família em São Paulo, Michelzinho gostou daquela em que a esfera celeste com uma faixa que diz "Ordem e Progresso" flutua sobre a palavra "Brasil" vista em perspectiva, logo abaixo do globo.

Esse recurso ao lema da bandeira nacional não é um acaso. Tem a ver com a explosão de verde e amarelo que tomou conta das ruas nos movimentos contra a administração petista, alvo de marchas históricas pelo país, como a que levou meio milhão de manifestantes à avenida Paulista em março, o maior ato político já registrado em São Paulo.

Mas mesmo que tenha encantado os Temer num momento fofo dos bastidores do marketing político, o gosto de Michelzinho não reflete as tendências do design atual.

Um tanto retrô, distante da onda de simplificação e releitura da austeridade do modernismo que domina o design nos últimos anos, a marca causou estranhamento entre designers ouvidos pela Folha pelo uso do degradê azulado e de seus contornos tridimensionais.

PLIM-PLIM

Na visão de Rico Lins, que está no júri do prêmio de design do Museu da Casa Brasileira, a marca de Temer também lembra uma espécie de "Globo requentada". "É superconservador, retrógrado."

Vários designers compararam a peça ao trabalho de Hans Donner, criador da identidade visual da TV Globo no auge de sua carreira, que decolou em 1974 com o logo da emissora desenhado num guardanapo.

"Não tem uma mensagem nova. É uma marca muito feia, muito 'coxinha' e feita às pressas. Não tem estudo, elegância. Parece uma coisa do Hans Donner de 50 anos atrás. Já mostra de cara uma certa caretice e ranço desse governo", afirma o designer Milton Cipis, da agência Brander. "Não é moderno, jovem, não tem esperança, não tem nada."

Reprodução
Formas geométricas de Hans Donner criadas para a novela 'Explode Coração', de 1996
Formas geométricas de Hans Donner criadas para a novela 'Explode Coração', de 1996

Inconfundível, o estilo de Donner, turbinado pela superexposição nas vinhetas do canal líder do país, virou uma marca das décadas de 1980 e 1990, em especial com o advento da computação gráfica, que deu asas e cores à imaginação do austríaco.

No fundo, o designer repaginou o vocabulário de formas geométricas simples, calcado na austeridade da Bauhaus, a célebre escola alemã de design dos anos 1920, com efeitos tridimensionais e degradês multicoloridos. Seus toques luminosos também fazem tudo parecer mais resplandecente ou purpurinado.

Mas a estratégia de Donner vem perdendo fôlego desde a virada para o século 21, quando o design começou a se simplificar. Há um retorno a ideias do alto modernismo. Efeitos tridimensionais saem de cena e são substituídos por logotipos chapados e mais sintéticos –como eram, aliás, as marcas do governo Dilma Rousseff.

Reprodução
Último logo usado por Dilma Rousseff em seu governo
Último logo usado por Dilma Rousseff em seu governo

Mesmo a Globo vem suavizando os traços de Donner. Daí o estranhamento causado pela marca federal, com cara de "cartela de novela antiga", na opinião de jovens designers.

Hoje no comando da imagem institucional da Globo, Donner foi procurado para comentar a nova marca e as comparações com o seu estilo, mas não se manifestou.

MARQUETEIRO

Enquanto abria e-mails de amigos repercutindo sua criação, Mouco parecia radiante, encarando como elogio a comparação com Donner, "um baita craque". "O doutor Michel queria uma marca límpida, clara, simples como ele é", diz o publicitário. "Não fiz nada demais, mas estou vendo que bombou mesmo."

Ele rebateu as críticas sobre a falta de elegância do logotipo, dizendo que ele reflete o estado de caos nas contas públicas e na saúde do país, além da alta do desemprego.

Há 15 anos trabalhando para o PMDB, o marqueteiro é visto como um especialista no partido de Temer, mas é pouco conhecido no campo do design gráfico. Ele também já atuou nas campanhas de Gabriel Chalita para a prefeitura paulistana, em 2012, e na de Edison Lobão Filho para o governo do Maranhão, em 2014.

Mesmo que o símbolo do PMDB tenha uma chama vermelha, uma preocupação da nova marca federal, de acordo com Mouco, era remover o tom que lembra o governo "impichado". Também há um esforço para associar toda a nova gestão à mesma identidade visual –conceito que comparou ao "plim-plim" da Globo, lembrando, no entanto, que sua esfera azul não é referência à TV e sim ao "céu brasileiro".

Jovens designers como Beto Uechi e Gil Tokio, do estúdio Pingado, veem ali uma atmosfera carregada. "O logotipo dá a sensação de estar sendo visto de baixo para cima. Isso pode ser interpretado como um Estado onipotente e grandioso, talvez opressor", disseram. "A adoção do slogan 'Ordem e Progresso' contribui para isso."

Mas Mouco vai na contramão desse pensamento e diz que fará para a campanha da agora peemedebista Marta Suplicy à prefeitura paulistana um "lindo 'M' à la Hans Donner". "Espero que tenha esse mesmo sucesso global."

POSITIVO

Um dos maiores especialistas em design gráfico do país, Chico Homem de Melo, defendeu a marca do novo governo.

"Em vez de criar um novo slogan, num momento em que está falando em união nacional, ele usa o que está escrito na bandeira, que é o maior ícone da nossa identidade", afirma. "Achei inteligente como saída para o momento político, correta e adequada para os fins do Temer."

Boa ou ruim, de esquerda ou de direita, a marca, como quase tudo no atual momento político, despertaria o humor cáustico da internet.

Foi o que aconteceu. A nova identidade visual do governo é alvo de paródias nas redes sociais –já transformaram o globo azulado da bandeira em emoticons variados ou na barriga da supergrávida fake de Taubaté.

É tudo que Mouco não queria. Dias antes da posse de Temer, ele disse que sua marca "não tem grávida, gado correndo e poço de petróleo".

REFERÊNCIA POSITIVISTA

Estampado na bandeira do Brasil adotada em 1889, logo depois da proclamação da República, o lema "Ordem e Progresso" sintetiza uma frase do filósofo francês e fundador da sociologia Auguste Comte –"o amor por princípio, a ordem por base, e o progresso por fim".

A ideia está na base da escola filosófica conhecida como positivismo, surgida na primeira metade do século 19. Ancorado no interesse por leis naturais, a ideia do movimento era interpretar o mundo não a partir das possíveis causas de seus fenômenos, mas buscando entender as leis que os regem, ou relações constantes entre fatos que podem ser observados.

A bandeira do país, uma adaptação do símbolo do Império, foi criada por Raimundo Teixeira Mendes.


Endereço da página:

Links no texto: