Folha de S. Paulo


Votações do impeachment multiplicam audiência das TVs Câmara e Senado

Alan Marques/Folhapres
O deputado Tiririca vota na Câmara o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff
O deputado Tiririca vota na Câmara o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff

Nunca em sua história de 20 anos, a TV Senado teve tantos espectadores quanto nesta quarta (11).

Foi quando o Senado Federal votou pela admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

As 20 horas e 34 minutos de sessão, com 71 discursos, renderam aumento de 552% na audiência do emissora estatal. De acordo com a Kantar Ibope Media, ela saltou da 56ª para 9ª colocação no ranking geral dos canais abertos e fechados, considerando a mesma faixa de horário das últimas quatro quartas-feiras.

CÂMARA

Sua irmã mais nova, a TV Câmara –fundada em 1998, dois anos depois que a primeira– experimentou um fenômeno ainda mais expressivo.

No dia 17 de abril, data em que os deputados aprovaram a instauração do impedimento, a audiência do canal cresceu 4.222%, pulando do 76º para o 10º mais visto –também comparando o mesmo dia e horário das últimas quatro semanas.

Funcionários comemoraram o feito como a maior audiência de sua história de 18 anos. Apesar disso, nenhuma das duas TVs estatais forneceu à Folha os dados absolutos de espectadores nestes dias.

A ampla margem de crescimento da TV Câmara sobre a TV Senado tem explicação: enquanto a votação da primeira se deu numa tarde de domingo, a outra se estendeu pela madrugada de quinta (12). Além disso, seu resultado era bem mais previsível.

A última grande audiência a ser celebrada pela TV Senado, lembra um funcionário da emissora, aconteceu em 2012, com a cassação do senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

(articleGraphicCredit)..
O AUGE DAS TVS POLÍTICAS Votações de impeachment bombaram
(articleGraphicCaption).

INTERNET

As duas TVs também atuam na internet. O número de assinantes no canal da TV Senado no YouTube cresceu de 15 mil, no ano passado, para 73 mil.

Transmitido ao vivo, o vídeo da sessão que marcou o afastamento de Dilma teve cerca de 2 milhões de visualizações.

Já a TV Câmara possui atualmente pouco mais de um terço dos assinantes da TV Senado: apenas 27 mil.

Na ocasião, o canal não contabilizou o número de internautas que acompanhou a votação dos deputados.

TV ABERTA

As emissoras de TV aberta optaram por não transmitir na íntegra a votação do Senado, na quarta.

Diferente da estratégia usado na sessão da Câmara dos Deputados, a cobertura ficou por conta de jornais e flashes ao vivo, que não alteraram significativamente a audiência.

Já a votação dos deputados, num domingo (17/4), foi exibida ininterruptamente pela Globo, Record, Band e RedeTV!.

Registraram, respectivamente, 22, 8, 3 e 2 pontos no Ibope da Grande São Paulo (cada ponto equivale a 197,8 mil espectadores).

Mantendo a programação original do dia, o SBT ficou em segundo lugar com o "Programa Silvio Santos", que alcançou 12 pontos de média.

Entre os canais por assinatura, a GloboNews esteve na primeira colocação com o alcance inédito de 8,2 milhões de telespectadores.

No ranking geral, ficou atrás apenas da Globo, do SBT e da Record.


Endereço da página: