Folha de S. Paulo


Stone Roses ressurgem após 20 anos com nova música; ouça

Divulgação
stone roses
A banda britânica The Stone Roses

A banda The Stone Roses, uma das principais expoentes do chamado britpop dos anos 1980 e 90, ressurgiu nesta quinta-feira (12) com sua primeira música em 22 anos.

A banda inglesa, força-chave na cena de Manchester e que levou um toque de dance music para o rock, retornou com a canção "All For One".

A música se mantém fiel ao estilo do grupo: é conduzida por uma guitarra elétrica com vocais sussurrados, vozes trabalhadas em estúdio pelo cantor Ian Brown e ocasionais efeitos eletrônicos.

A faixa apareceu de surpresa depois de anos de rumores sobre uma possível reunião Stone Roses.

O lançamento foi anunciado algumas horas antes da divulgação da música nas redes sociais e em uma das gigantes telas na Times Square, em Nova York.

ouça a música

A canção foi produzida por Paul Epworth, um londrino com um passado de rock indie e que recentemente trabalhou com a estrela Adele.

A The Stone Roses lançou seu álbum de estreia em 1989, que, inicialmente foi pouco noticiado. Em alguns meses, porém, a banda se tornou a queridinha dos críticos de música que aclamaram a incorporação de elementos psicodélicos e do "dance" no rock.

O disco esteve nas listas dos melhores álbuns de todos os tempos, especialmente na Inglaterra, mas a banda não gerou a mesma repercussão com o álbum seguinte, "The Second Coming", em 1994.

Separaram-se logo depois. Quando anunciaram uma turnê de reunião, em 2012, disseram que planejavam um terceiro álbum, mas não falaram mais no assunto. Ainda não está claro se "All For One" será seguida por um CD completo.

O grupo planeja uma série de shows no verão pela Inglaterra e Irlanda, assim como no Madison Square Garden em Nova York.

Os Stone Roses fizeram parte do então chamado "Madchester", cena que emergiu no final dos anos 1980 em Manchester, juntamente com Happy Mondays e Inspiral Carpets.

A cena gravitou em torno do The Hacienda, um clube mantido pelo New Order, uma das bandas de maior sucesso que emergiram de Manchester junto com The Smiths e, depois, Oasis.


Endereço da página: