Folha de S. Paulo


crítica

Fim de trilogia de fantasia diverte quem desculpar linguagem tosca

Ler o mais recente romance de Eduardo Spohr, que se tornou um bem-sucedido exemplo da nova safra de autores brasileiros de fantasia, é uma experiência esquisita.

E não é só por causa do ecletismo do elenco de personagens de "Filhos do Éden: Paraíso Perdido" (no qual convivem anjos da Bíblia e da literatura apócrifa judaico-cristã, deuses escandinavos, fadas shakespearianas e personagens da mitologia grega, entre outros entes).

Mais do que esse samba do crioulo doido mitológico, a verdadeira esquisitice é o contraste entre a linguagem desconjuntada (e, às vezes, simplesmente tosca) e o magnetismo meio viciante da narrativa: apesar de tudo, passadas as primeiras páginas, fica difícil não querer saber o que acontecerá com o trio de protagonistas.

Paula Giolito/Folhapress
Retrato do escritor Eduardo Spohr na livraria Bolivar, em Copacabana, Rio de Janeiro
Retrato do escritor Eduardo Spohr na livraria Bolivar, em Copacabana, Rio de Janeiro

É quase impossível resumir decentemente a trama rocambolesca da trilogia "Filhos do Éden", cuja parte final é este novo livro. Grosso modo, pode-se dizer que o tema é uma guerra entre facções de anjos poderosos –não apenas o confronto que transformou Lúcifer no Diabo, mas também uma briga entre os irmãos arcanjos Miguel e Gabriel, que dura desde os tempos de Cristo.

A maior parte da narrativa de "Paraíso Perdido" se passa na época atual e acompanha os anjos Kaira (sim, uma "anja"), Urakin e Denyel, partidários de Gabriel.

Dá para enxergar a influência dos suspeitos de sempre, de Tolkien a Neil Gaiman. Mas talvez a matriz mais importante sejam os manuais de RPG que já fizeram a alegria de incontáveis nerds.

Por motivos que nem as hostes angélicas são capazes de elucidar, nas cenas mais tensas ou espetaculares, o texto de repente começa a gaguejar. Mais ou menos assim:

Parágrafo.

Monossilábico.

Para.

Efeito.

Dramático.

Filhos Do Éden: Paraíso Perdido (vol.3)
Eduardo Spohr
l
Comprar

Se o leitor for capaz de fazer vistas grossas para tais defeitos, o livro às vezes é tão divertido e empolgante quanto uma boa sessão de RPG.

"A qualquer hora que precisar, conte comigo. Páscoa, Natal, Corpus Christi, Finados, eu nunca paro", diz Lúcifer a Kaira em dado momento. Nenhum romance no qual o Capeta seja capaz de pronunciar uma frase dessas pode ser de todo ruim, certo?

FILHOS DO ÉDEN: PARAÍSO PERDIDO
AUTOR: Eduardo Spohr
EDITORA: Verus
QUANTO: R$ 42 (560 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: