Folha de S. Paulo


Milton Nascimento vai aos EUA para receber título de doutor em música

O brasileiro Milton Nascimento se juntará a um time composto por nomes como Aretha Franklin, Quincy Jones e Duke Ellington ao receber, neste sábado (7), o título de doutor honoris causa em música do Berklee College of Music, nos EUA.

O cantor viajou nesta terça (3) a Boston para conhecer a escola, antes de participar da cerimônia. Ele é o primeiro brasileiro a receber a honraria da instituição, maior faculdade independente de música do mundo, fundada em 1945.

Em comunicado, o Berklee College cita Milton como "um dos cantores e compositores mais importantes e influentes do Brasil", que é também uma "estrela internacional há mais de 40 anos".

A instituição destaca a capacidade vocal do cantor, seu "falsete etéreo" e suas colaborações com artistas internacionais, como Quincy Jones, Paul Simon, Herbie Hancock, Cat Stevens, Sarah Vaughan, Peter Gabriel, Pat Metheny e a banda Earth, Wind & Fire.

Também receberão o título no sábado a cantora e atriz porto-riquenha Rita Moreno, os irmãos americanos Ronald e Ernie Isley, do grupo The Isley Brothers, e o empresário Lucian Grainge, presidente do grupo Universal Music.

A escola oferece regularmente a condecoração a personalidades que "contribuem de forma duradoura à música e à cultura americanas e internacionais".

O grupo também participará nesta sexta (6) da formatura de uma das turmas da instituição, que apresentará em concerto músicas dos homenageados.


Endereço da página:

Links no texto: