Folha de S. Paulo


Festival de Finos Filmes debate os desafios da habitação em SP

Os desafios da habitação prometem ser um dos temas centrais de discussão na terceira edição do Festival de Finos Filmes, mostra de curtas-metragens que começa nesta sexta (6) e vai até a outra terça (10), em São Paulo.

Além dos 30 filmes que compõem a programação, o Festival de Finos Filmes contará com uma mesa que discutirá o atual status da habitação no Brasil com participação de dois professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Renato Cymbalista e Joana Mello.

"É curioso como há tantos filmes que tratam das questões urbanas e como os curtas mais bem-sucedidos têm se debruçado sobre essa questão", diz Felipe Poroger, idealizador do festival. "Talvez seja pelo momento em que vivemos, especialmente em São Paulo, com todas as discussões sobre o Plano Diretor e as ciclovias."

Divulgação
Cena do filme
Cena do filme "Otto", em exibição no Festival de Finos Filmes

A discussão terá como base a exibição de dois curtas brasileiros que lidam com a questão: "O Castelo", de Helena Ungaretti, Alexandre Wahrhaftig e Miguel Ramos, e "Teto Sobre Nós", de Bruno Carboni.

Na competição figuram 16 curtas-metragens de 11 países; o Brasil está representado em quatro deles, incluindo "Edifício Tatuapé Mahal", de Carolina Markowicz e Fernanda Salloum, sobre a vida de um boneco de maquete.

Fará parte do júri da mostra competitiva o diretor brasileiro João Paulo Miranda, que concorrerá no Festival de Cannes deste ano por seu curta "A Moça que Dançou com o Diabo".

A Holanda marca presença pelo segundo ano consecutivo, agora com uma mostra dedicada às animações do país, que já recebeu um Oscar pela categoria no passado por "A Single Life", de Marieke Blaauw, Joris Oprins e Job Roggeveen. "Otto", a nova produção dos três diretores, aliás, será exibida nesta sessão.

"É um país cujas animações estão sempre presentes nas premiações", diz Poroger.

Nação homenageada desta edição da mostra, a Finlândia contará com um panorama de cinco de suas produções contemporâneas, incluindo um curta que discute choque cultural ("Listen"), outro que ambienta a cantiga natalina na Helsinque dos dias de hoje ("Merry Christmas") e uma animação sobre o ciclo da vida ("Cycle").

O evento também contará com uma mesa para discutir políticas de fomento ao curta-metragem, com destaque para a exibição de "Dá Licença de Contar", de Pedro Serrano, que tem o sambista paulista Adoniran Barbosa vivido por Paulo Miklos.

"Os editais para os curtas são mais escassos se comparados aos longas, mas a história está mudando", afirma Poroger.

As exibições ocorrem no Belas Artes, na Faap e no MIS. O Encerramento será na Matilha Cultural. As sessões são gratuitas e a programação pode ser conferida no site do evento.


Endereço da página: