Folha de S. Paulo


Atores lamentam a morte de Umberto Magnani, o Romão de 'Velho Chico'

O ator Umberto Magnani morreu nesta quarta-feira (27), aos 75 anos, no Rio, dois dias após passar mal antes de uma gravação de "Velho Chico" (Globo), novela em que interpretava o padre Romão.

Muitos foram às redes sociais homenagear o ator, que tinha mais de 30 anos de carreira na televisão, teatro e cinema.

Veja abaixo depoimentos de atores e colegas que conheceram Magnani, que se manifestaram ou foram procurados pela Folha.

Irene Ravache, atriz

Para a atriz Irene Ravache, Magnani era um "ator tipicamente de São Paulo, no melhor sentido". "Ele veio dessa escola de atores com grande respeito ao teatro, com um posicionamento muito bonito como profissional. Quando eu o via no Projac, sempre atravessava a rua para falar com ele. Achava ele muito divertido, me dava apelidos, falava um monte de bobagens. Eu, ele o Marcos Caruso tínhamos nossos códigos, de falar bobagens, de querer bem."

Luiz Fernando Carvalho, diretor de "Velho Chico"

"Imagine a fraternidade e o bom humor misturados na mesma pessoa, a paixão pelo ofício, a alegria pelo trabalho em que estava vivendo estampado nos olhos azuis. Esse era o Umberto. Entre os meigos, o mais meigo. Morreu em cena e extremamente feliz como todo grande ator deveria morrer, abraçado a seu último personagem."

André Frateschi, ator e músico

"O Umberto pra mim foi um padrinho no teatro, com uma generosidade que é tão rara hoje em dia. Minha história com ele começa quando eu tinha cinco anos de idade, e ele fazia com a minha mãe, Denise del Vecchio, [a peça] 'Lua de Cetim'. Uma das primeiras memórias é que no espetáculo tinha uma cena com cachorros latindo, e ele me chamava pra ficar latindo junto com outras crianças, aquilo era mágico para mim. Depois disso a gente se encontrou muitas vezes, em trabalhos, frequentei a casa dele. Eu realmente fico muito triste com a partida dele, porque ele representa o Sol para mim. É uma figura que levava a vida com muito bom humor. Não tem nada que possa ser dito do Umberto a não ser que foi um ser humano absolutamente irrepreensível, um ator fantástico, uma figura do qual vamos sentir muita falta."

Benedito Ruy Barbosa, autor de "Velho Chico"

"Eu conheci Umberto no Teatro de Arena há muitos anos. Sempre fomos grandes amigos e sempre o considerei uma bela pessoa e belíssimo ator. Fico triste duplamente pela perda do amigo e do ator da minha novela. Que Deus o receba lá em cima com os aplausos que ele merece".

Selma Egrei, atriz

Para Selma Egrei, a Dona Encarnação de "Velho Chico", Magnani era "muito carinhoso, espirituoso, sempre muito feliz".

"Eu conheci o Umberto faz muito tempo, o meu primeiro trabalho profissional foi uma peça com ele, 'Frank 5º'. A gente trabalhou junto algumas vezes e ele sempre foi uma pessoa muito especial, tão feliz, tão de bem com a vida. É uma grande perda. Infelizmente, ele estava em um momento muito bom na carreira, em um personagem muito bom. Uma perda grande. Foi uma honra ter convivido com ele."

Fabíula Nascimento, atriz

A atriz Fabíula Nascimento, a Eulália Rosa da primeira fase de "Velho Chico", postou uma foto com o ator. "Com o meu coração despedaçado te digo até breve meu véio!", escreveu.

Fabiula

Renato Góes, ator

Renato Góes, o Santo dos Anjos de "Velho Chico", escreveu um tuíte: "Fica bom logo padre véi! Que meus pensamentos e energias cheguem aí bem pertinho de você!".

Carol Castro, atriz

A atriz Carol Castro postou um texto em sua conta do Instagram. "O magnânimo Magnani foi chamado lá em cima... Que a sua passagem seja de muita luz! É muito triste pra gente que fica aqui e ainda não entende certas coisas... Mas Deus quis assim e que assim seja. Fica a eterna admiração, a saudade e o respeito por esse ser maravilhoso que brilhou nessa terra... Vá em paz Umberto!", escreveu.

Dan Stulbach, apresentador

Em sua conta do Twitter, Stulbach postou uma foto de Magnani. "Umberto Magnani. Grande ator e amigo. Papos, risadas e histórias que vou lembrar sempre. Enorme carinho. Obrigado", disse.

Rodrigo Andrade, ator

Rodrigo Andrade, ator de "Êta Mundo Bom!" (Globo), contou em seu Instagram que conheceu Umberto recentemente. "Conheci pessoalmente o Umberto na semana passada, quando eu saia do estúdio e ele me pediu ajuda para carregar uns livros pesados que tinha acabado de adquirir. Conversamos brevemente e nos despedimos minutos depois. É triste e estranho, afinal ele estava bem, e aparentemente muito saudável", disse.


Endereço da página:

Links no texto: