Folha de S. Paulo


Coleção Folha traz Clarice Lispector no volume cinco

Clarice Lispector é o primeiro nome brasileiro a ser lançado dentro da Coleção Folha Grandes Nomes da Literatura. Chega às bancas no próximo domingo (1º/5) o quinto volume da série, "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres", publicado pela primeira vez me 1969.

Nascida na Ucrânia, a escritora ficou conhecida por suas tramas que envolvem personagens de perfil psicológico complexo em situações banais do cotidiano. É comum em sua literatura que os protagonistas se deparem com epifanias que causam reviravoltas em suas vidas.

"Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres" tem a peculiaridade de começar com uma vírgula. A frase inicial: ", estando tão ocupada, viera das compras de casa que a empregada fizera às pressas porque cada vez mais matava serviço...".

Reprodução
A escritora Clarice Lispector
A escritora Clarice Lispector

O romance fala da relação entre dois professores, Loreley (Lóri), que dá aulas no ensino primário, e Ulisses, que leciona filosofia. Visões bem diferentes do mundo vão perturbar o destino do casal.

A obra faz parte de uma série que se propõe uma biblioteca pessoal para estimular o contato com livros fundamentais e arrebatadores.

A coleção traz 28 volumes que abrangem 227 anos de literatura, de "Os Sofrimentos do Jovem Werther" (1774), do alemão Goethe, a "Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento" (2001), da canadense Alice Munro. Os outros brasileiros da coleção são Hilda Hilst e Machado de Assis.

*

"Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres" é uma história de amor sem histórias. Neste sexto romance de Clarice Lispector, publicado em 1969, não há enredo, trama. Os acontecimentos são banais: a professora primária Loreley, Lóri, um dia conheceu o professor de filosofia Ulisses, que lhe dera carona. Importante, porém, é que os dois procuram descobrir como amar, embora se queiram desde o início. Trata-se de um diálogo de aprendizados, das conversas entre Lóri e Ulisses e de Lóri consigo mesma, de fluxos de consciência de uma mulher em autodescoberta mística, que se prepara para o prazer genuíno. "O que é? Para aprender a alegria você precisa de todas as garantias?", uma vez pergunta Ulisses a Lóri. Antes de enfim se unir ao professor, Lóri quer se desfazer das amarras que a prenderam a uma vida limitada, independente, mas solitária, e de amores desimportantes: tenta superar o desconhecimento de si mesma e aprender a viver sem dor.

VINICIUS TORRES FREIRE
colunista da Folha
(texto da contracapa do vol. 5 da coleção)


Endereço da página: