Folha de S. Paulo


Desfile complexo da Apartamento 03 interpreta o mágico Harry Houdini

A Apartamento 03, de Luiz Claudio Silva, vem se destacado como uma das melhores surpresas da semana de moda paulistana. Neste verão 2017 da São Paulo Fashion Week, a grife se inspirou em Harry Houdini, um dos primeiros mágicos, para falar sobre a ilusão da moda.

As camisas de força são reinterpretadas em amarrações de coletes de jacquard claros e saias mídi clochard. As algemas e suas chaves viram delicados colares e brincos em ouro rosa.

De Houdini a Apartamento 03 também tira seu lado mais esportivo, já que, nos anos 1920, ele era nadador e corredor. Dai vem as peças com formas mais esportivas, como o moletom e as calças com punhos, que nesse desfile ganham proporções exageradas e muito brilho. Esse exagero é o que causa estranhamento.

Mas há mais do que signos de mágica em sua coleção. Luiz Claudio quis enganar quem assistia ao seu desfile. As pedras que pareciam pérolas eram, na verdade, ladrilhos transparentes. O chamalote (tecido oriental grosso usualmente feito de pêlo de camelo) na verdade foi recriado em tafetá. O crepe, que é um tecido barato, é modificado em um trabalho tão minucioso que se torna caro. As modelos usavam plataformas para parecerem gigantes.

"Como estilistas, a gente ilude nossas clientes, mas no sentido mais encantador da palavra", diz o estilista no backstage. "A gente tem nossos truques", brinca, falando de encantar, ludibriar e conduzir o expectador. Na moda, esse é o grande truque.


Endereço da página:

Links no texto: