Folha de S. Paulo


Projeto Despacio é oásis sonoro de música eletrônica no festival Coachella

clipe

Uma das mais curiosas atrações do Coachella 2016, que terminou nesse domingo (24), não era uma banda, e sim um conceito. O festival da Califórnia instalou em suas dependências, pela primeira vez entre os seus sete palcos e tendas, um clubinho "diferente".

O projeto Despacio, criação do músico James Murphy (LCD Soundsystem) com os irmãos 2ManyDJs e um engenheiro de som, foi oásis sonoro e de ar-condicionado para quem quisesse curtir música eletrônica evitando a onipresente EDM.

O sistema de som, desenhado em conjunto com a McIntosh (empresa de áudio, não confundir com o Macintosh), eram sete torres de som envolvendo a pista de dança circular com vinil tocando a 50 mil watts de potência. Aqui não é a altura da música que conta, mas a qualidade do som.

Matt Cowan/Getty Images
INDIO, CA - APRIL 17: Music fans attend day 3 of the 2016 Coachella Valley Music And Arts Festival Weekend 1 at the Empire Polo Club on April 17, 2016 in Indio, California. (Photo by Matt Cowan/Getty Images for Coachella) ****FOTO COM CUSTO PARA ILUSTRADA 90,00 REAIS**** ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Garotas comparecem ao festival Coachella, que terminou anteontem, na Califórnia

A atmosfera era de disco music, calma e classuda. A pista e seus frequentadores eram a atração, não o DJ. Um contraponto ao que Diplo, Skrillex e outros promoviam do lado de fora. Tudo bem que eram os excelentes Murphy e o duo dos irmãos Dewaele no comando do som, mas estar na pista "recebendo" aquelas músicas era o que importava.

No domingo (24), um outro bom contraponto à "cena dominante" foi o show da banda indie-folk maluco-beleza Edward Sharpe and the Magnetic Zeros, com um clima de Woodstock. O grupo lançou disco novo há duas semanas, mas o que bombou foi o velho hit "Home". O vocalista Alex Ebert chegou a parar a música no meio para pessoas da plateia contarem histórias de vida. Paz e amor.

"Fora da curva" também foi o show-performance da cantora australiana Sia, com uma apresentação de arte, teatro e dança. Fez o melhor uso do acachapante novo telão do Coachella. Sia ficou no canto do palco, estática, diante do microfone com sua peruca metade morena, metade loira. Ela "apenas" cantava, enquanto os dançarinos interpretavam o desespero emocional das composições.

Colaboradora de cantoras como Beyoncé, Adele e Rihanna, Sia lançou um álbum com canções suas recusadas pelas artistas citadas. Sem rancor, só para dar uso às músicas encostadas. E como estão sendo bem usadas pela dona...


Endereço da página: