Folha de S. Paulo


Seminário vai discutir reconstrução do Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa, cuja sede foi destruída por um incêndio em dezembro do ano passado, fará um seminário em comemoração aos dez anos da instituição. O evento, gratuito, vai ocorrer nos dias 2 e 3 de maio, na Pinacoteca.

O objetivo do encontro "Museu da Língua Portuguesa - Conquistas e Desafios" é analisar os resultados dos dez anos do espaço, que abriu as portas ao público em 21 de março de 2006 no prédio da estação Luz, no centro de São Paulo.

Até dezembro do ano passado, o museu havia recebido cerca de quatros milhões de visitantes.

O encontro é destinado a profissionais das áreas de patrimônio e cultura. Segundo a Secretaria Estadual da Cultura, o seminário também irá discutir a reconstrução do museu.

O evento terá a presença de profissionais envolvidos na criação e implantação do local, em 2006, representantes de instituições portuguesas e integrantes de equipes do atual projeto de restauro. Entre eles: Antonio Carlos Sartini, diretor do museu; Hugo Barreto, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, e José Miguel Wisnik, professor de literatura da USP.

As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição.

RESTAURO

A segunda fase de obras de recuperação do Museu da Língua Portuguesa começou no início de março e deve custar cerca de R$ 1,8 milhão.

A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) informou que esta etapa deve ser concluída até meados de maio. Segundo o governo paulista, o recurso é proveniente do seguro do museu —o prédio tinha apólice contra incêndios no valor de R$ 45 milhões.

Nesta fase das obras, está prevista a liberação das entradas principais da estação —interditadas pela Defesa Civil–, e também a preparação do conjunto arquitetônico para a próxima etapa, a de restauro. Por enquanto, os usuários acessam a estação da Luz pela rua Cásper Líbero e em frente ao prédio da Pinacoteca.

Em entrevista à Folha em janeiro, o diretor do museu, Antonio Carlos Sartini, afirmou que espera reabrir o espaço na Luz até 2018.

EXPOSIÇÃO ITINERANTE

Desde o dia 4 de março, o Museu da Língua Portuguesa realiza uma exposição itinerante por São Paulo. A primeira parada da mostra "Estação da Língua" foi em Araraquara, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva. A exposição agora está em cartaz em Pirassununga.

São mais de 300 metros quadrados de exposição, com destaque para o inédito "Mapa dos Falares", que exibe o português falado em diferentes regiões do Estado de São Paulo. Em telas sensíveis ao toque, o visitante pode descobrir, por exemplo, os países em que o português também é língua nativa.

A exposição "Estação da Língua" já ocorreu por duas vezes, em 2013 e 2014. Recebeu mais de 70 mil visitantes em cidades como Santos, Araraquara e Ribeirão Preto.


Endereço da página:

Links no texto: