Folha de S. Paulo


Um dos maiores nomes da música pop, Prince morre aos 57 anos

O popstar Prince foi encontrado morto nesta quinta-feira (21), em sua propriedade, aos 57 anos.

Segundo o site "TMZ", primeiro a noticiar a morte, o corpo do cantor foi descoberto em seu complexo chamado de Paisley Park, localizado em Minnesota, na manhã desta quinta-feira (21).

Ainda de acordo com a publicação, várias fontes ligadas ao cantor confirmaram a morte.

Prince já teria tido uma emergência médica no dia 15 de abril, pela qual foi forçado a fazer um pouso forçado com seu jato particular em Illinois. De acordo com o "Los Angeles Times", ele cancelou dois shows da turnê "Piano and a Microphone", mas foi liberado pelos médicos para retornar a Minnesota. Fontes do site disseram que ele tinha uma forte gripe.

O "TMZ", porém, diz que Prince foi tratado por overdose há seis dias, citando uma fonte da cidade de Moline, onde o cantor esteve internado.

Segundo a publicação, a recomendação médica era que Prince permanecesse no hospital por mais uma noite, mas o cantor, mesmo não se sentindo bem, preferiu ir embora, pois não teria um quarto só para ele. O "TMZ" também questiona a justificativa de gripe, dizendo que Moline fica a menos de uma hora de voo da residência do astro pop.

O assessor do cantor confirmou o óbito à agência de notícias Reuters. A causa da morte não foi divulgada.

Várias agências de notícias começaram a reproduzir a informação, sempre citando o "TMZ". O site ficou popular em 2009, justamente ao noticiar em primeira mão a morte de outro ídolo pop, Michael Jackson.

Nascido em 7 de junho de 1958, Prince Rogers Nelson foi um dos principais nomes da música pop nos anos 1980, com destaque para o álbum "Purple Rain", que virou filme. Durante sua carreira, seus álbuns venderam mais de 100 milhões de cópias.

Prince era um cantor e compositor inovador e influente, cuja música combinava jazz, funk e disco. Entre suas principais obras estão "Raspberry Beret", "Purple Rain, "Kiss" e "Little Red Corvette".

Ele estourou no fim da década de 1970 e nas três décadas seguintes se tornou um dos nomes mais inovadores e excêntricos da cultura pop americana.

Além de ter vendido mais de 100 milhões de cópias de seus álbuns, venceu sete prêmios Grammy e foi nomeado ao Hall da Fama do Rock em 2004.

Em 2007, tocou no Super Bowl, a final do futebol americano.

Seu álbum mais recente, "HITnRUN: Phase Two" foi lançado em dezembro de 2015, e Prince estava em turnê nos Estados Unidos até a semana passada.

-

Postagem de @youngaxlrose em sua conta no Instagram há dois dias:

Postagem de Axl Rose em sua conta na rede social

NOME IMPRONUNCIÁVEL

Em 1993, Prince mudou legalmente seu nome para um símbolo impronunciável, que mistura os símbolos de masculino e feminino, devido a uma disputa com a gravadora em que estava. Ele pedia para ser chamado como "o artista anteriormente conhecido como Prince".

Reprodução
The weird and wonderful world of Prince
O símbolo que se tornou nome de Prince em 1993

Depois, em 2000, voltou a usar seu nome original. O artista nasceu como Prince Rogers Nelson, em Minneapolis, no dia 7 de junho de 1958

Além de cantar e compor, ele tocava vários instrumentos, como violão, teclado e bateria. Ele dizia ter escrito sua primeira canção quando tinha sete anos. Sua música era famosa por letras com cunho sensual e performances explosivas e vivas.

Veja a discografia do artista:

Discografia Prince

CRONOLOGIA

1958
Prince Rogers Nelson nasce em 7 de junho em Minnesota, nos EUA. Foi batizado em homenagem ao Prince Roger Trio em que seu pai, pianista, tocava.

1978
Prodígio, o artista fechou contrato com a gravadora Warner ainda adolescente. Aos 20 anos, em 1978, lança seu álbum de estreia, "For You", que inaugura uma fase de produção intensa: nos anos seguintes, saíram "Prince" (1979), "Dirty Mind" (1980), "Controversy" (1981) e "1999" (1982), carregados de temas religiosos e sexuais.

1984
Prince alcança o estrelato com o álbum e o filme "Purple Rain", seu maior sucesso.

1985
Leva o Oscar por "Purple Rain", do filme homônimo, lançado no ano anterior; conquista também seus dois primeiros Grammys.

1989
Aos 31 anos, lança seu 11º disco, "Batman", e torna-se um dos artistas mais rentáveis dos Estados Unidos.

1991
Lança seu último trabalho relevante, "Diamonds and Pearls"; no mesmo ano, é uma das principais atrações da segunda edição do Rock in Rio, no Maracanã

1993
Muda seu nome para o símbolo impronunciável O(+>, e pedia que o chamassem de "o artista antigamente conhecido como Prince". Foi uma espécie de mau agouro: depois disso, jamais voltaria a ser relevante.

2004
Após anos de ocaso, volta a se apresentar em público com Beyoncé, na cerimônia do Grammy. Lança o álbum "Musicology", que lhe rendeu uma turnê lotada nos EUA e dois Grammys.

2006
Vence o Globo de Ouro de melhor canção original por "Song of The Heart", da animação "Happy Feet".

2007
Debaixo de muita chuva, faz o show do intervalo no Super Bowl, em Miami, apresentação considerada por muitos uma das melhores da história do evento.

2015
Em setembro, disponibiliza no serviço de streaming Tidal seu 34º álbum "HitNRun Phase One".

2016
Morre em 21 de abril em seu estado natal, uma semana após ser hospitalizado por uma gripe.


Endereço da página:

Links no texto: