Folha de S. Paulo


Folha lança série de vídeos em tributo a William Shakespeare

Como parte da programação especial que marca os 400 anos da morte de William Shakespeare, a Folha produz uma série de vídeos que começa a ser publicada on-line nesta quinta (14).

Neles, atores consagrados interpretam trechos de peças do autor. Os vídeos que iniciam a seção trazem Bete Coelho como Hamlet e Mel Lisboa como Julieta e já estão disponíveis no site da TV Folha.

Na próxima semana, será a vez de José Celso Martinez Corrêa, Maria Fernanda Cândido, Chico Carvalho, Bel Kowarick, Iara Jamra, Jhe Oliveira e Oswaldo Mendes, interpretando peças como "Rei Lear", "Ricardo 3º", "Titus Andronicus" e "Como gostais".

Reprodução/TV Folha
A atriz Mel Lisboa, que interpreta a personagem Julieta
A atriz Mel Lisboa, que interpreta a personagem Julieta

A direção artística do projeto foi da atriz Mika Lins, que filmou os atores em suas casas e com roupas próprias. A ideia é dar um ar contemporâneo ao bardo.

"A ideia é trazer Shakespeare para a vida cotidiana, normal," diz. "É uma maneira de mostrar como a palavra dele é próxima de nós."

O jornal também realiza nesta quinta (14) um debate sobre a obra do autor britânico, com a presença do apresentador Jô Soares, do diretor Gabriel Villela e do ator Greg Hicks. O mediador será Nelson de Sá, jornalista da Folha.

Jô fará leitura da peça "Tróilo e Créssida", que ele traduziu e vai dirigir, com estreia no segundo semestre, no Teatro do Sesi, em São Paulo.

Villela fez uma montagem histórica de "Romeu e Julieta" no Shakespeare's Globe, em Londres, e exibirá um vídeo da apresentação. Hicks, ator da Royal Shakespeare Company, lerá trechos de "Macbeth", que ele dirige em São Paulo a partir de 20 de abril.

O evento é uma parceria com o British Council e acontece no auditório do Centro Brasileiro Britânico, a partir das 18h30. As inscrições estão esgotadas.


Endereço da página:

Links no texto: