Folha de S. Paulo


Curta brasileiro financiado com rifa disputará premiação em Cannes

O curta-metragem brasileiro "A Moça que Dançou com o Diabo", de João Paulo Miranda, vai disputar a premiação voltada a filmes do gênero no Festival de Cannes, na França.

A lista dos dez concorrentes na premiação foi divulgada nesta quarta-feira (13) e inclui ainda produções da Espanha, Colômbia, Tunísia, Reino Unido, Filipinas, França, Romênia, Itália e Suécia.

O filme narra a trajetória de uma mulher que vive numa família religiosa e busca meios para encontrar seu próprio paraíso.

É o segundo ano consecutivo em que Miranda concorre no festival. Em 2015, seu curta "Command Action", sobre um garoto pobre encantado com um boneco importado em uma feira popular, disputou na Semana da Crítica, sessão paralela voltada a iniciantes.

Reprodução/Facebook/A Moça que Dançou com o Diabo
Cena do curta-metragem 'A Moça que Dançou com o Diabo
A atriz Aline Rodrigues em cena do curta-metragem 'A Moça que Dançou com o Diabo'

"A Moça..." foi rodado em Rio Claro, cidade do interior de São Paulo, com baixíssimo orçamento, diz o diretor. "Tentamos conseguir apoio financeiro via editais, mas não conseguimos. Então fizemos rifas com produtos de comerciantes locais e arrecadamos R$ 500, que foi quanto custou o filme", conta à Folha.

O comitê de seleção de Cannes informou que, neste ano, recebeu 5.008 candidaturas, 458 a mais que em 2015.

Um júri presidido pela diretora japonesa Naomi Kawase anunciará o filme vencedor em 22 de maio, no dia do encerramento do evento, mesma data do anúncio do ganhador entre os longas-metragens.

O Festival de Cannes começa no dia 11 de maio. A seleção oficial de longas concorrentes à Palma de Ouro será anunciada nesta quinta (14).

O curta-metragem não será a única presença brasileira no evento neste ano. O crítico Amir Labaki, fundador e curador do festival de documentários É Tudo Verdade, foi anunciado nesta terça (12) como um dos jurados do L'Oeil d'or, premiação de filmes do gênero.


Endereço da página:

Links no texto: