Folha de S. Paulo


crítica

Longa sobre García Márquez é objetivo ao retratar o escritor

A intimidade e o segredo são as promessas contidas no título "Gabo: A Criação de Gabriel García Márquez", produção hispano-colombiana que é um dos destaques da mostra Foco Latino-Americano do É Tudo Verdade.

O documentário reconstitui as etapas essenciais do percurso do escritor colombiano premiado com o Nobel de Literatura em 1982, desde a infância, no final dos anos 1920, no desconhecido povoado de Aracataca, até a morte, em 2014, fecho de uma trajetória hipercelebrada.

O formato é o de entrevistas, entremeadas com material de arquivo que permite uma aproximação da personalidade, o Gabo por trás da imagem pública de García Márquez.

O escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez atua como guia, visitando lugares na Colômbia, onde Gabo viveu e nos quais se inspirou para criar a imaginária Macondo de "Cem Anos de Solidão" e recriar a bem real Sucre de "Crônica de uma Morte Anunciada".

Outro condutor da narrativa é Gerald Martin, autor de uma respeitada biografia de García Márquez. Seus esclarecimentos, além de avalizarem o documentário, dão ao filme a impressão de um resumão das quase 700 páginas do volume em 90 minutos.

Portanto, trata-se de uma síntese que impõe a coerência e evita as contradições.

A formação do imaginário nas experiências da infância e adolescência, o início da vida adulta, o despertar para a literatura e a entrada no jornalismo são mostrados como aspectos inquestionáveis da construção do artista.

No entanto, o tratamento objetivo que o filme busca dar a esses tópicos deixa um tanto de lado a natureza subjetiva da criação artística.

Esta só aparece com mais substância nos ótimos recortes de entrevista do próprio escritor, quando revela, por exemplo, como o sentimento de abandono vivido em Paris, nos anos 1960, e a solidão forçada pelo excesso de fama na década seguinte inspiraram, respectivamente, "Ninguém Escreve ao Coronel" e "O Outono do Patriarca".

O engajamento político em defesa de Fidel Castro, em Cuba, e em repúdio à violência do narcotráfico, na Colômbia, ganham destaque.

Aqui, o escritor convertido em celebridade aproveita a visibilidade para negociar com Castro o relaxamento de prisões de artistas e intelectuais ou sugerir a Bill Clinton a mudança diplomática em relação a Cuba.

"Em minha vida não disparei nenhuma arma diferente da máquina de escrever", declara Gabo em uma entrevista. O documentário permite entender como o criador do realismo mágico escolheu não viver num mundo à parte.

GABO: A CRIAÇÃO DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
DIREÇÃO Justin Webster
PRODUÇÃO Espanha/Colômbia, 2015, 10 anos
ONDE sáb. (9), às 13h, no Cinearte; dom., às 20h, no CCSP

*

É TUDO VERDADE Destaques de hoje

CARACÓIS (Slimaki)
DIREÇÃO Grzegorz Szczepaniak
PRODUÇÃO Polônia, 2015, 30 min.
HORÁRIO 16h, livre
ONDE Centro Cultural São Paulo
> Dois amigos poloneses decidem fazer uma criação de escargots para exportar. A empreitada acaba tendo um caráter existencial e até filosófico

COSMOPOLITANISMO (Cosmopolitanism)
DIREÇÃO Erik Gandini
PRODUÇÃO Suécia, 2015, 17 min.
HORÁRIO 16h, livre
ONDE Centro Cultural São Paulo
> Com desenhos feitos à mão, o curta aborda a possibilidade da criação de uma comunidade mundial, sem divisões ou conflitos étnicos e culturais

327 CADERNOS (327 Cuadernos)
DIREÇÃO Andrés Di Tella
PRODUÇÃO Argentina/Chile, 2015, 76 min.
HORÁRIO 19h (10 anos)
ONDE Cinearte
> Após anos nos EUA, o escritor Ricardo Piglia volta à Argentina e revisa seus diários, que incluem meio século da história de seu país

LAMPIÃO DA ESQUINA
DIREÇÃO Lívia Perez
PRODUÇÃO Brasil, 2016, 82 min.
HORÁRIO 20h, 18 anos
ONDE Reserva Cultural
> O tema é o jornal "O Lampião", que foi lançado em 1978 para mostrar o ponto de vista dos homossexuais sobre as mais diversas questões


Endereço da página:

Links no texto: