Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Do heavy metal a baladas, disco de Lobão transborda boas referências

Paulinho da Viola, Garoto, Villa-Lobos, Humble Pie, Free, Deep Purple, Black Sabbath, Led Zeppelin, Yes, Jimi Hendrix, Canhoto da Paraíba, Zé Ramalho, Billie Holiday e até Dolores Duran.

Em quase duas horas de conversa com Lobão, suas declarações sobre seu novo álbum "O Rigor e a Misericórdia" enfileiram citações tão relevantes na história da música do século passado quanto inusitadas quando agrupadas.

Antes de ser o ativista da internet, o escritor best-seller e o cantor de sucessos pop, Lobão é um músico. Com recursos de instrumentista e vontade de inovar, atributos que ficam bem evidentes no CD.

Para começar, é um trabalho inclassificável. Tem heavy metal, balada, choro e até um gospel pesado que lembra o Queen nos anos 1970 –ops!, olha aí mais uma citação.

A mistura soa fresca, sem sinal de cópia ou pastiche. Reconhecer na pesada "Os Vulneráveis" a bateria de "Electric Funeral", do Black Sabbath, ou algo de Jimmy Page nas guitarras na mesma faixa é passatempo para especialistas.

O público terá mais facilidade para encontrar a referência a Zé Ramalho em vocais guturais ou para admirar a singeleza de baladas como "Uma Ilha na Lua" ou a notadamente encantadora "A Esperança É a Praia de um Outro Mar".

Canções raivosas como "Dilacerar" e "Profunda e Deslumbrante como o Sol" servem para não deixar dúvida sobre o DNA roqueiro de Lobão.

O disco não cede ao panfleto. Há atemporalidade, mesmo que uma música como "A Posse dos Impostores" sirva de registro sonoro da crise.

"O Rigor e a Misericórdia" provavelmente continuará ótimo daqui a dez anos.

O RIGOR E A MISERICÓRDIA
ARTISTA Lobão
LANÇAMENTO Universo Paralelo
QUANTO R$ 29,90 (CD)


Endereço da página:

Links no texto: