Folha de S. Paulo


Chus Lampreave, musa mais fiel de Almodóvar, morre na Espanha aos 85

Michael Evstafiev/Reuters
ng supermodel Claudia Schiffer November 7. Thousands of communists marched through the streets of Moscow to mark the 79th anniversary of the 1917 Bolshevik revolution. me/Photo by Michael Evstafiev REUTERS fo alemão Martin Heidegger. [FSP-Mais!-15.10.95]<< NÃO UTILIZAR SEM ANTES CHECAR CRÉDITO E LEGENDA***
Rossy de Palma (esq.) e Chus Lampreave em foto de 1995

A atriz espanhola Chus Lampreave, a mais velha das "meninas Almodóvar", morreu nesta segunda-feira (4), no hospital Torrecárdenas de Almeria, aos 85 anos, anunciou a Academia de Cinema da Espanha. Segundo a instituição, ela

Nascida em 11 de dezembro de 1930, em Madri, a atriz de inconfundível voz aguda e enormes olhos por trás dos óculos de lentes grossas era uma das mais concorridas do cinema espanhol, com 40 filmes desde 1958, sob a direção de grandes cineastas como Luis Garcia Berlanga e Fernando Trueba.

Em 2006, ela foi premiada no Festival de Cannes por seu trabalho em "Volver", ao lado das co-protagonistas Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Duenas, Blanca Portillo e Yohana Cobo.

Rafa Rivas/AFP
(FILES) Spanish actress Chus Lampreave poses after the screening of Fernando Trueba's film
Chus Lampreave durante o 60º Festival de Cinema de San Sebastian

"Chus Lampreave foi esse tipo de artista que fazia parte da nossa vida, reconhecida e amada por todos os que faziam parte da grande família que é a cultura", afirmou o ministro da Cultura espanhol, Inigo Mendez de Vigo, expressando suas condolências.

Seus maiores sucessos vieram mesmo com Pedro Almodóvar, com quem alimentou uma parceria frutífera desde "Pepi, Luci e Bom", em 1980. O longa foi seguido por "Labirinto de Paixões", em 1982, e à fama derradeira com "Maus Hábitos", em 1983 no qual ela deu vida à irmã Rat, uma freira atípica que escrevia livros sensacionalistas sob um pseudônimo em um convento. Com dez filmes, Chus tornou-se a mais fiel das "Meninas Almodóvar".


Endereço da página:

Links no texto: