Folha de S. Paulo


Com letras engajadas, BaianaSystem lança segundo disco nesta terça

disco

Nesta terça-feira (29), o grupo baiano BaianaSystem presenteou os fãs no aniversário de 467 anos da cidade de Salvador com "Duas Cidades", seu segundo disco.

Por enquanto, o trabalho chega somente no serviço de streaming Deezer. Ele ganha as demais plataformas e as redes oficiais do grupo no dia 8 de abril, quando também estará disponível para compra.

O coletivo formado por Roberto Barreto, Marcelo Seco e Russo Passapusso explora a guitarra baiana em uma colagem de estilos, do dubsteb à música caribenha, com letras politicamente engajadas e conexão com a cultura local. Ele é apontado pelos críticos de música como uma das principais revelações da música baiana nesta década.

Fernando Nailberg/Divulgação
Banda BaianaSystem
Roberto Barreto (esq.) e Russo Passapusso, da BaianaSystem

"Duas Cidades" traz o single "Playsom", única canção brasileira a integrar a trilha sonora do jogo "Fifa 2016". Também conta com "Lucro (Descomprimindo)", cumbia escrita por Passapusso ao lado do multi-instrumentista argentino Mintcho Garrammone.

O segundo disco do grupo homenageia BNegão, apoiador do projeto desde o início.

"Ao mesmo tempo em que traduzem os sons das ruas e vielas em seu próprio estilo, [eles] propõem uma nova ordem: libertária, capaz de provocar uma catarse coletiva por onde quer que passem", escreveu o artista carioca sobre o registro.


Endereço da página: