Folha de S. Paulo


Prefeitura de São Paulo inaugura salas públicas de cinema nesta quarta

O Circuito Spcine, iniciativa da prefeitura de São Paulo para levar a experiência do cinema a todas as regiões da cidade, estreará na quarta-feira (30) suas primeiras salas públicas de projeção, inaugurando uma safra inicial de 20 empreendimentos com equipamentos de alta tecnologia.

As primeiras regiões contempladas pelo projeto são o Butantã, na zona oeste, e o Ipiranga, na zona sul. Cada uma receberá uma sala em seu Centro Educacional Unificado (CEU). As 18 restantes devem chegar até o fim de maio.

Quinze das 20 salas da iniciativa serão em CEUs —cinco nas zonas leste e sul, quatro na zona norte e uma na zona oeste. As demais serão abrigadas em centros culturais como o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, a Biblioteca Roberto Santos, a Galeria Olido (uma sala cada) e o Centro Cultural São Paulo (CCSP), na Vergueiro, que receberá duas salas.

Leon Rodrigues/Secom
Prefeitura inicia implantação de 20 novas salas públicas de cinema SPcine
Uma das salas de cinema que integram o Circuito Spcine

O projeto da prefeitura de São Paulo se escora em um estudo da consultoria J.Leiva, segundo o qual 10% dos paulistanos estiveram em uma sala de cinema. O número sobe para 30% entre as classes D e E.

"A gente descobriu que 30% dos paulistanos, ou seja, um em cada três, nunca pisaram em uma sala de cinema. Já imaginou na maior cidade do hemisfério sul uma pessoa nunca ter pisado em uma sala de cinema?", declarou o prefeito Fernando Haddad na terça-feira (22). "Nós vamos acabar com isso e começar com 20 salas de cinema pela cidade inteira, privilegiando a periferia. O cinema é uma forma de ativar a imaginação das pessoas."

No total, a prefeitura informa que o projeto contou com um investimento de R$ 7,4 milhões, mais R$ 2,5 milhões para a operação das salas. A intenção que as salas contem com 200 sessões semanais e atendam 960 mil espectadores por ano.

"Além de diminuir as desigualdades entre o centro e a periferia, esse projeto pretende fortalecer a cadeia do audiovisual, atuando na formação de público", afirmou Ana Louback, coordenadora de Difusão da Spcine."Queremos que essas salas formem plateia, criem o costume do cinema e fortaleça o público para o cinema nacional."


Endereço da página: