Folha de S. Paulo


Primeiro LP de punk rock da história, 'Ramones' completa 40 anos

Reprodução
Reprodução do primeiro disco do grupo Ramones,
Capa do primeiro disco dos Ramones, "Ramones" (1976)

O primeiro álbum dos Ramones, intitulado "Ramones", foi gravado em fevereiro e saiu em 23 de abril de 1976. Pelo critério de vendas, foi um fracasso, tendo chegado apenas ao 111º lugar na parada "Billboard".

Mas, com seu som bruto e estilo de composição extremamente despojado, "Ramones" virou o documento fundador do punk rock. Em seu 40º aniversário de lançamento, o álbum está sendo festejado com uma edição ampliada que será lançada pela Rhino e uma exposição, "Hey! Ho! Let's Go: Ramones and the Birth of Punk", que será aberta no museu Queens em 10 de abril.

"Ramones" levou 38 anos para virar álbum de ouro, mas sua influência foi incalculável. Por exemplo, "Hey, ho! Let's go!", de "Blitzkrieg Bop", virou um grito lançado em estádios de esportes em todo o mundo.

Formada em 1974 em Forest Hills, Queens, os Ramones usavam jaquetas de couro e jeans rasgados. Começaram a ficar conhecidos por seus shows caóticos e rapidíssimos no CBGB.

Nenhum dos membros originais da banda está vivo (Joey, Johnny, Dee Dee e Tommy Ramone), mas algumas das pessoas envolvidas na produção do primeiro álbum recordaram recentemente os primórdios da banda e seu tempo corrido, mas calculado, no estúdio. Seguem trechos do que eles contaram.

Max Vadukul/Reuters
ORG XMIT: 211401_1.tif 1977Fotografia de Ian Dickson mostra o grupo norte-americano Ramones. A imagem faz parte da exposição
O guitarrista Johnny, o vocalista Joey (de costas) e o baixista Dee Dee (mais atrás) durante show em 1977

Seymour Stein (co-fundador da Sire Records) - Aluguei um estúdio de ensaios por uma hora. Em 20 minutos, eles tinham tocado umas 20 canções. Me apaixonei.

Craig Leon (produtor) - Até fazermos o disco, eles literalmente não sabiam como terminar as músicas.

Stein - Joey [vocal] era um cara doce, e as canções que ele escreveu eram ternas. Dee Dee [baixo] era Dee Dee. Tommy [bateria] era o cérebro do grupo. Johnny [guitarra] era o Paul McCartney da banda, era ele quem a mantinha unida.

Danny Fields (coempresário) - A banda favorita de Dee Dee era o Abba. Eles estavam tentando ser o Abba. A esperança deles era criar um álbum que vendesse 6 milhões de cópias, para que pudessem aposentar-se por toda a vida.

Leon - Consegui quatro dias no estúdio e um fim de semana para mixar o disco. Meu orçamento era US$ 6.400 [US$ 31 mil nos valores atuais, ou R$ 114 mil]. Gostei que o som era bruto quando era ouvido pela primeira vez, mas foi calculado para ser assim. Usamos os melhores equipamentos possíveis. Todos os tipos de microfones que usamos com os Ramones eu usei mais tarde no estúdio Abbey Road com a London Symphony Orchestra.

Houve muitos truques de estúdio. Em várias canções há muito mais que uma guitarra. Um triângulo foi usado em "I Wanna Be Your Boyfriend". Em "Havana Affair", gravamos um som de bomba por cima. É um tambor tom-tom com afinação muito baixa e segurado por baixo de um piano, com uma pessoa apertando o pedal de sustentação para que tocasse quando alguma coisa o atingisse.

Rob Freeman (engenheiro de som) - Craig queria que soasse como um dos primeiros discos dos Beatles.

Leon - O atraso artificial de fita era a técnica aperfeiçoada pelos Beatles para mudar um pouquinho a altura do som, para que soe como duas peças cantando a mesma parte juntas. Se você ouvir "This happened once before..." ["No Reply", Beatles, 1964] e depois "Hey, little girl, I wanna be your boyfriend", é o mesmo efeito.

Freeman - Quando a gente perguntava a eles em que tom estavam ou pedia para afinarem um pouco, eles não estavam interessados. Se a gente pedisse que tocassem uma oitava acima, eles tocavam exatamente igual.

Stein - [Depois que o disco saiu] Eu recebia cartas de pessoas dizendo coisas horríveis. O empresário de duas de minhas bandas ameaçou me processar se eu não parasse de trabalhar com os Ramones.

Fields - Quando você está no meio da coisa, não enxerga que está fazendo uma revolução. Você vai para Kansas City e há uma moçada dizendo "Vocês mudaram minha vida". É gratificante. Aquilo não nos deixou ricos da noite para o dia, mas a influência foi enorme.

Leon - Por volta do ano 2000 estávamos na casa de Luciano Pavarotti em Pesaro, tomando um vinho. Ele começou a cantar canções de futebol de Módena, a cidade dele. Falei para ele: "Vou cantar pra você uma canção americana de futebol de uma banda com quem trabalhei". Peguei a guitarra e cantei "Blitzkrieg Bop". E lá estava ele cantando "Hey, ho! Let's go!".

*

FAIXA A FAIXA, por André Barcinski

Ouça no deezer

Blitzkrieg Bop 2m12s

O canto "Hey Ho, Let's Go" foi inspirado em "Saturday Night", do Bay City Rollers. Clássico absoluto.

Beat on the Brat 2m30s

Joey dá a dica para calar crianças chatas de seu bairro: "espanque-as com um bastão de beisebol".

Judy is a Punk 1m30s

Toda a filosofia de concisão das letras ramônicas em uma frase: "Segundo verso, igual ao primeiro".

I Wanna Be Your Boyfriend 2m24s

Romântica e tranquila, uma ode ao pop de FM que os Ramones amavam.

Chain Saw 1m55s

Tributo a um filme predileto do grupo, "O Massacre da Serra Elétrica".

Now I Wanna Sniff Some Glue 1m34s

Dee Dee era o porra louca da banda, e aqui ele narra um dia típico em sua vida adolescente, cheirando cola "pra ter o que fazer".

I Don't Wanna Go Down to the Basement 2m35s

Outro tributo aos filmes de terror, falando do medo que sentiam de "ir ao porão e encontrar algo lá embaixo".

Loudmouth 2m14s

A letra tem menos caracteres do que a frase que você acabou de ler.

Havana Affair 2m

Política, espiões cubanos e a CIA. O personagem é um "ex-catador de banana".

Listen to My Heart 1m56s

Joey faz falso sotaque inglês nessa letra sobre uma menina que o deixou.

53rd and 3rd 2m19s

Letra violenta de Dee Dee sobre a esquina de NY onde rapazes se prostituíam, talvez autobiográfica.

Let's Dance 1m51s

Versão de um hit de 1962. Os Ramones bem pop.

I Don't Wanna Walk Around With You 1m43s

Dee Dee pergunta: "Eu não quero andar por aí com você, então por que você quer andar comigo?"

Today Your Love, Tomorrow the World 2m09s

Dee Dee relata sua vida de filho de militar que cresceu perto de base americana em Berlim no pós-Guerra.


Endereço da página: