Folha de S. Paulo


'Paisagem nas Américas' trata encanto pela natureza sem simplificação

Divulgação
Obra que esta na mostra 'Paisagem nas Americas', na Pinacoteca do Estado'. Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Reprodução da obra 'Drawing Map on Birch-Bark', de William Hind

Uma exposição com caráter continental, que busca tratar de um tema tão diverso como a paisagem nas Américas, corria desde o princípio o risco de simplificar uma questão tão complexa.

Frente a esse desafio, "Paisagem nas Américas", em cartaz na Pinacoteca do Estado, consegue reunir 105 obras representativas, sem buscar uma síntese que tornaria a mostra superficial.

A exposição é fruto de uma parceria do museu paulista com a Terra Foundation for American Art, com sede em Chicago, e a Art Gallery of Ontario, no Canadá.

Assim, a curadoria também se divide em três nomes: Valeria Piccoli pela Pinacoteca, Georgina Uhlyarik pelo Art Gallery de Ontário, e Peter John Brownlee, da fundação norte-americana.

"Paisagem nas Américas" parte de um tema formal, mas não o trata como um compêndio generalista ou uma leitura colonialista desse gênero importado da Europa, dois riscos bastante óbvios.

Dividida em seis módulos, a mostra é organizada em um percurso cronológico, a começar por obras do século 19, como "Baía de Guanabara vista da Ilha das Cobras", de Félix-Émile Taunay, de 1828.

Divulgação
Obra que esta na mostra 'Paisagem nas Americas', na Pinacoteca do Estado'. Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
'The Drive', do artista canadense Tom Thomsom

PAISAGEM

Apesar de a cidade do Rio estar bastante presente na imagem, é a beleza da natureza carioca que possui mais força, em um evidente deslumbramento pela paisagem.

De certa forma, é o encanto pela natureza que se sobressai em grande parte da exposição, seja quando o alemão Albert Bierstadt retrata o vale de Yosemite, nos Estados Unidos, ou quando o argentino Prilidiano Pueyrredón retrata os pampas gaúchos, em uma tela de 1861.

A passagem dessa condição agrária para a vida urbana se percebe apenas com a entrada em cena dos modernistas, como Tarsila do Amaral, que comparece com obras-primas na mostra, como "São Paulo", de 1924, ou na tela "Illinois Central" (1927), de George Josimovich, em uma construção surpreendentemente semelhante à da brasileira.

FASCÍNIO

Modernista que não se rende ao urbano, um dos destaques da mostra é a norte-americana Georgia O'Keeffe, com suas paisagens um tanto esotéricas inspiradas no deserto do Novo México.

Com O'Keeffe percebe-se que, mesmo frente ao processo industrial, a paisagem americana segue fascinando.

Esse fascínio, no entanto, ganha um final dramático com a tela "A Árvore", do venezuelano Armando Reverón. Em uma pintura fantasmagórica, na qual o branco se sobressai, a árvore é praticamente invisível, como um sinal do risco eminente da falta de respeito à natureza.

PAISAGEM NAS AMÉRICAS
QUANDO: DE QUA. A SEG., DAS 10H ÀS 17H30; ATÉ 29/5
ONDE: PINACOTECA DO ESTADO, PÇA DA LUZ, 2, TEL. (11) 3324-1000
QUANTO: R$ 6


Endereço da página: