Folha de S. Paulo


Ex-Inhotim, Rodrigo Moura será curador de arte brasileira do Masp

Gabo Morales/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 18-12-2012: O curador Rodrigo Moura durante lancamento do livro Planos de Fuga - Um Livro em Obras, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em 18 de Dezembro de 2012. (Foto: Gabo Morales/Folhapress, MONICA BERGAMO) *** EXCLUSIVO FOLHA ***
O curador Rodrigo Moura em foto de dezembro de 2012

Demitido do Instituto Inhotim em janeiro, onde era diretor artístico, Rodrigo Moura passa agora a integrar a equipe do Masp, assumindo a área de arte brasileira do museu paulistano.

Moura, que terá o título de curador-adjunto, já está à frente de três projetos no Masp, uma mostra de Portinari, outra sobre o pintor paulista Agostinho Batista de Freitas e um seminário de arte indígena, todos marcados para o segundo semestre.

Ele relaciona o evento de arte indígena no Masp a seu último trabalho no Inhotim, museu nos arredores de Belo Horizonte, onde criou um pavilhão dedicado à obra da fotógrafa Claudia Andujar, em especial às suas séries sobre os índios ianomâmi.

"É essa perspectiva de indigenização das instituições brasileiras", diz Moura. "É uma resposta dos museus, como ponta-de-lança da sociedade, à situação de urgência que a gente vive, a essa sociedade etnocida."

Adriano Pedrosa, diretor artístico do Masp, também vem trabalhando essas questões em outras mostras, mesmo antes de assumir o museu.

Esta também não será a primeira vez que Pedrosa e Moura trabalham juntos. Eles foram colegas no Museu da Pampulha, em Belo Horizonte, há 15 anos, e organizaram juntos a megamostra "Artevida", no Rio, há dois anos.


Endereço da página: