Folha de S. Paulo


Filmes mostram declínio de Miles Davis e Chet Baker

Divulgação
O ator Don Cheadle estreia na direção e protagoniza
O ator Don Cheadle como Miles Davis em "Miles Ahead"

Dois dos maiores trompetistas de jazz americano ganharam a telona do festival SXSW - South by Southwest, que acabou neste domingo (20), em Austin, nos Estados Unidos –ambos em filmes sobre os momentos mais difíceis de suas carreiras e com grandes astros no elenco.

Don Cheadle vive Miles Davis, além de assinar a direção e coescrever "Miles Ahead", enquanto Ethan Hawke é Chet Baker em "Born to Be Blue".

Cheadle foca o período da vida de Miles (1926-1991) em que o músico parou de se apresentar e vivia escondido em casa, em Nova York, sofrendo com problemas de saúde e drogas, nos anos 1970.

O filme começa quando um jornalista (Ewan McGregor) bate em sua porta, força a entrada e leva um soco do músico. Ainda assim, os dois viram parceiros numa série de aventuras para recuperar um álbum inédito roubado e receber seus cheques da gravadora, em cenas repletas de perseguição de carros e tiroteios.

"Queria fazer um filme que Miles gostaria de estrelar, em vez de um filme sobre sua vida. Queria sentir que estava fazendo Miles Davis fazendo Miles Davis, entende?", explica Cheadle.

O ator comenta que tocou saxofone a vida inteira, mas nunca o trompete. Ele aprendeu um pouco quando interpretou Sammy Davis Jr. em "Rat Pack" (1998) e passou a praticar diariamente para "Miles Ahead". "Comprei um para mim e levava para todos os lados. Toco até hoje. Não que eu toque nada bem."

Divulgação
Ethan Hawke como Chet Baker no filme "Born to be Blue"

"Miles Ahead" é a primeira direção de Cheadle, uma experiência que ele chama de bastante estressante. "Fiquei completamente exposto, não tenho onde me esconder. Se o filme der errado, é porque eu sou péssimo", diz. "Foi muito intimidante."

Miles Davis faz algumas aparições na trama sobre Chet Baker (1929-1988), "Born to be Blue", como o veterano temido que despreza o colega branco.

Baker também é retratado quando está no fundo do poço, de volta à Califórnia e tentando se livrar das drogas para voltar a tocar.

Ao lado de Baker está a namorada interpretada por Carmen Ejogo, que ele conhece quando tenta a vida de ator em Hollywood, em um filme sobre sua própria vida –e a moça interpreta sua mulher.

Os dois vão morar juntos numa Kombi perto da praia, enquanto ele ensaia para conseguir tocar de dentadura, já que perdeu os dentes da frente numa briga por causa de dívidas por seu consumo de drogas.

"Ficamos sabendo que Ethan tinha um projeto de longa data sobre Chet Baker com o diretor Richard Linklater ['Boyhood'], uma história que se passa dez anos antes da nossa", conta o diretor canadense Robert Budreau.

"Então ficamos felizes de ter um ator com dez anos de estudos em Chet Baker. Ele estudou trompete seis meses, queria aprender de verdade, mas no final percebeu que teria que enganar bem."


Endereço da página: