Folha de S. Paulo


Crítico de cinema José Carlos Avellar morre aos 79 anos

Arquivo pessoal de Cosme Alves Netto
José Carlos Avellar e Cosme Alves Netto nos anos 1980
José Carlos Avellar e Cosme Alves Netto nos anos 1980

José Carlos Avellar, 79 anos, crítico de cinema, curador, cineasta e gestor público, morreu na manhã desta sexta-feira (18), no Rio de Janeiro, por complicações decorrentes da quimioterapia. Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, onde tratava um linfoma.

Desde 2008, Avellar era responsável pela programação dos cinemas do IMS (Instituto Moreira Salles), que lamentou sua morte, em nota.

"Avellar era capaz de rememorar cenas específicas, descrevendo em detalhes um singelo plano, de um filme assistido décadas atrás. Seus artigos e ensaios exibiam um vasto conhecimento da produção mundial e da história do cinema."

Nascido em 1936 no Rio de Janeiro, Avellar foi um importante pensador do cinema brasileiro. Formado em jornalismo, trabalhou durante duas décadas no "Jornal do Brasil", onde se consagrou como crítico de cinema.

Nos anos 1960 e 1970 dirigiu um curta chamado "Treiler", e codirigiu outros dois, além de ter exercido a função de diretor de fotografia, produtor e editor em outros filmes.

Entre 1995 e 2000 foi diretor da Riofilme, lendária distribuidora que lançou 94 longas entre 1992 e 2000, como "Amarelo Manga" e "Lavoura Arcaica".

Participou de júris oficiais e de crítica de festivais como o de Veneza e o de Cannes, além de ter sido, por muitos anos, o representante brasileiro do prestigioso Festival de Berlim.

Avellar lançou seis livros de ensaios sobre cinema, entre eles "O Chão da Palavra: Cinema e Literatura no Brasil" (2007), no qual analisa clássicos nacionais adaptados de livros, e "O Cinema Dilacerado" (1986).

Em dezembro de 2006, foi condecorado pelo governo francês com a láurea de Chevalier des Arts et Lettres.

Desde 2008, Avellar era responsável pela programação dos cinemas do Instituto Moreira Salles.

Avellar deixa a mulher, Claudia. O velório ocorrerá domingo (20), a partir das 10h30, no Memorial do Carmo (RJ).

Mastrangelo Reino - 10.nov.09/Folhapress
José Carlos Avellar durante a pré-estreia do filme
José Carlos Avellar durante a pré-estreia do filme "Hotel Atlântico", de Suzana Amaral

Endereço da página:

Links no texto: