Folha de S. Paulo


CRÍTICA

'Zoolander 2' faz gargalhar ao zombar do mundinho da moda

Trailer de 'Zoolander 2'

Quando alguma coisa é "mais do mesmo", quase sempre essa é uma avaliação negativa. Mas, no caso do filme "Zoolander 2", o comentário se transforma em elogio.

Porque a continuação da comédia americana protagonizada por Ben Stiller e Owen Wilson preservou o melhor que o original trazia: nenhuma vergonha de ser ridículo, desde que seja engraçado.

O mega top model Derek Zoolander (a melhor caracterização que Stiller já criou), longe de sua melhor forma nas passarelas, tem mais uma vez de ajudar na captura de um vilão, um serial killer de celebridades.

E, novamente, o bandido será Jacobim Mugatu, interpretado com uma charlatanice impagável de Will Ferrell.

Hansel (Owen Wilson), o grande rival de Zoolander no primeiro filme, será seu aliado nessa investigação, convocada pela agente secreta Valentina Valencia, o papel mais interessante que a espanhola Penélope Cruz encontrou nos últimos anos.

Mas, na verdade, a trama é o de menos. O melhor no roteiro assinado por Stiller, que também dirige o filme, é o retrato absurdo e devastador que faz do mundo da moda.

Para tentar compreender o nível de estupidez, basta saber que Zoolander tem um arsenal de expressões faciais que usa nos desfiles e nas sessões de fotos. São tão, digamos, expressivas que podem nocautear uma pessoa ou parar no ar um projétil atirado contra o rosto do modelo.

Parece imbecil? Mais ainda quando se percebe que as expressões de Zoolander são todas iguais. Embarcar no nonsense é a chave para dar muitas risadas. Muitas mesmo.

BIQUÍNI

Para exemplificar como o filme pega pesado com os fashionistas, Valentina Valencia tem um segredo terrível em seu passado: poderia ter sido uma grande modelo, mas foi amaldiçoada pela natureza com seios grandes, opulentos. Isso a tirou das passarelas e a obrigou a se tornar modelo de biquíni, o que para tops como Zoolander e Hansel é a pior coisa que poderia ocorrer a alguém.

As piadas com os peitões de Penélope se multiplicam enquanto a investigação dos crimes toma cada vez mais um ritmo alucinante. Nos 15 anos que separam o primeiro filme do segundo, "Zoolander" fez muito mais sucesso como diversão em homevideo e internet do que tinha chamado a atenção nos cinemas.

Mais do que fãs, ganhou seguidores. Claro que "Zoolander 2" será odiado por muita gente que não encontrará o humor nessa proposta de roteiro aparentemente idiota.

Stiller criou um herói para ser cultuado por um gueto. Basicamente, por quem já sabe que a futilidade do mundinho fashion é ainda mais engraçada do que parece.

ZOOLANDER 2
DIREÇÃO Ben Stiller
ELENCO Ben Stiller, Owen Wilson, Penélope Cruz, Will Ferrell
PRODUÇÃO Estados Unidos, 2016, 12 anos
QUANDO em cartaz


Endereço da página:

Links no texto: