Folha de S. Paulo


Animale e Cavalera deixam SPFW, que mudará calendário de desfiles

A São Paulo Fashion Week perderá duas marcas importantes do varejo nacional já na próxima temporada de desfiles, que ocorrerá entre os dias 25 e 29 de abril. A carioca Animale e a paulistana Cavalera não participarão das próximas edições do evento.

Segundo Roberto Jatahy, presidente do grupo Soma, que controla a Animale, "os desfiles não têm conexão com os consumidores, mas com o atacado". "Sentíamos uma frustração por apresentar as roupas num dia, e só muito tempo depois as pessoas poderem vê-las nas lojas."

Ele diz que a decisão já era estudada e que, depois da explosão do conceito de "veja agora, compre agora, vista agora", adotado por grifes internacionais da semana de moda de Nova York, resolveu que era hora de sair do calendário da SPFW.

Neste ano, a Animale completa 25 anos, e o empresário planeja um grande desfile, a ser realizado em outubro, no Rio. "Antes, a criação vinha na frente. Hoje, a moda está mais preocupada com o 'business'", afirma Jatahy.

O grupo Soma, porém, incluirá a grife A.Brand nos desfiles. "É uma marca que precisa aparecer. Não pode se dar ao luxo de não desfilar."

O espaço entre a apresentação na passarela e o momento em que a coleção chega às lojas também motivou a saída definitiva da Cavalera.

O empresário Alberto Hiar, cuja grife já não desfilou na última edição da SPFW, vai apresentar a nova coleção em evento no dia 28 de março.

Ele colocará as roupas à venda logo depois do desfile.

Os anúncios das marcas coincidem com a decisão da São Paulo Fashion Week de antecipar a realização do evento para os meses de fevereiro e julho, e não mais em abril e novembro. A partir do segundo semestre, os desfiles ocorrerão na nova configuração.

A mudança, segundo o fundador e diretor da SPFW, Paulo Borges, é uma "adequação" às transformações da moda.

O novo calendário ficará próximo às datas de lançamento das coleções no varejo. "O desfile é hoje uma poderosa ferramenta de comunicação e de construção da marca. Oferece diretamente ao consumidor aquilo que foi despertado como novo desejo", afirma o empresário. (PD)


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