Folha de S. Paulo


'Dez Mandamentos' tem 3º 'maior público' do cinema brasileiro

Entre a fogosa dona Flor, dividida entre dois maridos, e a sensual dama do lotação, a se insinuar nos coletivos, impôs-se o recato neopentecostal de "Os Dez Mandamentos".

O filme, derivado da novela homônima da Record e ungido por uma maciça campanha de divulgação por parte da Igreja Universal, já entrou para a história do cinema brasileiro.

Com 7,6 milhões de ingressos vendidos desde que entrou em cartaz, em 28/1, "Os Dez Mandamentos" ultrapassou "A Dama do Lotação" (1978) e está atrás apenas de "Tropa de Elite 2" (2010) e de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", de 1976.

Divulgação
Moisés (Guilherme Winter) e Ramsés (Sergio Marone) em cena de
Moisés (Guilherme Winter) e Ramsés (Sergio Marone) em cena de "Os Dez Mandamentos"

Por trás desses números, contudo, há um ruído curioso: a lista dos campeões da Ancine (veja abaixo) fala em público, e não em ingressos vendidos. E "Os Dez Mandamentos" teve sessões lotadas com poltronas vazias.

A Folha mostrou que mesmo nas concorridas sessões de estreia isso ocorreu, apesar de as salas apontarem lotação máxima, o que pode ser atribuído a ingressos que foram comprados, mas não utilizados.

A reportagem mostrou que muitos dos fiéis receberam as entradas como cortesia e esteve em cultos da Igreja Universal nos quais os ingressos eram anunciados a preços abaixo do mercado.

No Espaço Itaú Shopping Bourbon, por exemplo, a Folha foi informada que representantes da congregação pagaram em dinheiro para comprar tíquetes para os quatro primeiros dias do filme em cartaz e foi abordada por membros que se diziam ser da Universal e ofereciam tíquetes de graça.

FILANTROPIA

O departamento de comunicação da Universal nega a compra direta de entradas.

Para Márcio Fraccaroli, diretor da Paris Filmes, "filantropia é normal". "Nunca se questionou se isso ocorreu com outros filmes, mas sabe-se que houve", diz ele, sem citar títulos.

Marcus Leoni/Folhapress
Sala de cinema com lugares vazios no shopping Bourbon na estreia do filme
Sala de cinema com lugares vazios no shopping Bourbon na estreia do filme "Os Dez Mandamentos"

"Já imaginávamos que seria um fenômeno, afirma. Sua distribuidora preparou um lançamento digno de blockbuster hollywoodiano para o filme de Alexandre Avancini: ocupação em um terço das salas do Brasil, a maior da história do país para um filme nacional.

"O filme trouxe um ganho: um público que nunca tinha vindo ao cinema", diz. Na cartela de Fraccaroli, está outro título de inspiração neopentecostal, "A Palavra", que deve sair no segundo semestre.

CAMPEÕES BRASILEIROS
Filmes nacionais com maior público desde 1970

1. 'Tropa de Elite 2' (2010): 11,1 milhões
2. 'Dona Flor e Seus Dois Maridos' (1976): 10,7 milhões
3. 'Os Dez Mandamentos - O Filme' (2016): 7,6 milhões
4. 'A Dama do Lotação' (1978): 6,5 milhões
5. 'Se Eu Fosse Você 2' (2009): 6,1 milhões
6. 'O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão' (1977): 5,8 milhões
7. 'Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia' (1977): 5,4 milhões
8. 'Dois Filhos de Francisco' (2005): 5,3 milhões
9. 'Os Saltimbancos Trapalhões' (1981): 5,2 milhões
10. 'Os Trapalhões na Guerra dos Planetas' (1978): 5 milhões


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