Folha de S. Paulo


crítica

Filmado na Jordânia, 'O Lobo do Deserto' é narrado como faroeste

assista ao trailer

No deserto, o som de um disparo ricocheteia entre vales e dunas até desaparecer. O sol empurra os peregrinos para embaixo das sombras de estranhas formações rochosas. Um olho d'água traça a fina linha entre a vida e a morte.

Viajando por esse violento cenário, o jovem Theeb é empurrado da infância diretamente à vida adulta. A aventura, narrada no filme jordaniano "O Lobo do Deserto" (2014), pode ser premiada com o Oscar de melhor produção estrangeira.

Esse longa, estrelado por beduínos amadores e filmado na Jordânia, é a estreia do britânico jordaniano Naji Abu Nowar como diretor.

"O Lobo do Deserto" narra, a partir da perspectiva ingênua de Theeb, o contexto de eventos políticos que definiram o Oriente Médio nas décadas seguintes –o mesmo período, aliás, do épico "Lawrence da Arábia" (1962).

A história ocorre simultaneamente à Revolta Árabe (1916-1918), quando nacionalistas árabes lutaram contra o Império Otomano pela independência dessa região. Essas batalhas estão inseridas no âmbito da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Divulgação
Cena de 'O Lobo do Deserto
Cena de 'O Lobo do Deserto'

Mas, enquanto em "Lawrence da Arábia" o protagonista era uma peça estratégica –e interessada– nos eventos políticos, em "O Lobo do Deserto" o jovem Theeb é um beduíno mais preocupado com seus laços familiares e suas tradições.

Theeb, cujo nome significa "lobo" em árabe, caminha na periferia das grandes maquinações políticas após a visita de um misterioso inglês que pede a ajuda de uma tribo local para encontrar um poço de água no deserto. Theeb e seu irmão são obrigados a acompanhá-lo.

A viagem é contada como um filme de faroeste, em meio a disputas entre homens armados.

Os conflitos são especialmente dramáticos quando o menino passa a depender de um de seus inimigos para sobreviver, o que lhe coloca na posição de fazer difíceis escolhas. Ele entende, então, as tradições de sua tribo, em que a ideia de tornar-se adulto está ligada ao lobo.

A atuação do jovem –que nunca havia trabalhado como ator– é um dos triunfos desse filme. Outra das qualidades da produção é o cenário. "O Lobo do Deserto" foi rodado em Wadi Rum, onde também foi recentemente filmado "Perdido em Marte" (2015).

O LOBO DO DESERTO
("Theeb")
DIREÇÃO: Naji Abu Nowar
ELENCO: Jacir Eid Al-Hwietat e Hussein Salameh Al-Sweilhiyeen
PRODUÇÃO: Emirados Árabes/ Qatar/ Jordânia/ Reino Unido, 2014, 14 anos
QUANDO: estreia nesta quinta (18)


Endereço da página:

Links no texto: