Folha de S. Paulo


crítica

Supresa! Comédia 'Um Suburbano Sortudo' não é tão ruim assim

Assista ao trailer

Denílson (Rodrigo Sant'anna), um camelô malandro do subúrbio do Rio de Janeiro, descobre que é filho e único herdeiro do falecido Damião (Stepan Nercessian), dono milionário de uma importante rede de lojas populares.

Aqueles que anteriormente se acreditavam herdeiros (filho e mulher oficiais e a amante) começam a tentar enganá-lo, visando colocar a mão na herança. Sentem-se mais dignos de recebê-la.

Sofie (Carol Castro), a filha da amante, é a única que busca entender a vontade derradeira daquele que chama de pai de criação. Denílson se apaixona por ela, iniciando uma história de amor impossível, ou quase.
Essa é a trama de "Um Suburbano Sortudo", um típico filme de fórmula, com piadas escatológicas, viradas forçadas e boa dose de cinismo.

Mas há uma surpresa: a constatação de que este novo filme de Roberto Santucci, que recentemente nos brindou com o execrável "Até Que a Sorte nos Separe 3", não é tão ruim como se esperava.

Divulgação/TV Globo
Cena de 'Suburbano Sortudo', da Globo Filmes ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Os atores Rodrigo Sant'anna e Carol Castro em cena de 'Suburbano Sortudo', da Globo Filmes

Isso porque há uma evidente inspiração em Jerry Lewis, em sua figura cômica e crítica, e no modo como seus personagens se inserem em contextos desfavoráveis e conseguem virar o jogo.

A maior semelhança é com "Errado Pra Cachorro" (Frank Tashlin, 1963), em que Lewis vai trabalhar numa loja de departamentos e acaba expondo o preconceito de classe na sociedade americana.

Evidentemente, os talentos de Tashlin e Lewis são fora do comum. Tão distantes da média dos diretores da comédia popular brasileira que a menção de seus nomes neste texto pode ser uma afronta aos deuses cinematográficos.

Mas é necessário dizer que se "Um Suburbano Sortudo" conseguiu escapar da cotação mínima é justamente por tentar imitar, mesmo a despeito de limitações e da irregularidade inerente a simples mortais, um gênio da comédia.

Graças a essa tentativa, temos alguns aspectos interessantes. Como a cena em que o filho almofadinha do magnata morto afirma que a inflação está voltando e que é hora de lucrar. Se algo der errado, coloque-se a culpa no governo e na crise.

Vemos também o questionamento da pose dos bem nascidos. Estes, despreparados para a ascensão das classes baixas, ficam escandalizados com a franqueza cheia de marra de Denílson.

Isso tudo, vale lembrar, num produto Globo Filmes. O espírito do programa "Tá no Ar", de Marcius Melhem e Marcelo Adnet, parece estar fazendo bem ao poderoso grupo. Mais um pouco e podemos até ter uma boa comédia dentro dos padrões globais de entretenimento.

E Sant'anna, que interpreta diversos personagens, como Eddie Murphy (e o próprio Jerry Lewis), arrisca-se tanto num tipo de humor à beira do intragável que até consegue um momento ou outro de graça.

UM SUBURBANO SORTUDO
DIREÇÃO Roberto Santucci
ELENCO Rodrigo Sant'anna, Carol Castro, Stepan Nercessian
PRODUÇÃO Brasil, 2015, 14 anos
QUANDO em cartaz


Endereço da página:

Links no texto: