Folha de S. Paulo


Segunda temporada da série 'Better Call Saul' tira foco de protagonista

Trailer do seriado

"Better Call Saul", série derivada do fenômeno "Breaking Bad", chega à segunda temporada com novidades.

O primeiro episódio, disponível na Netflix a partir de terça (16), traz de volta os elementos que renderam à série indicações ao Emmy, mas aumenta o foco nos personagens ao redor de Jimmy McGill (Bob Odenkirk), o advogado que se tornará Saul Goodman –quem ajuda o professor de química Walter White, protagonista de "Braking Bad", a virar um grande traficante.

"Estamos mais confiantes nesta temporada, porque sabemos que o público aceitou Jimmy", afirma Vince Gilligan, cocriador do personagem ao lado do roteirista e produtor Peter Gould. "Mas não sei se existe um tema central neste ano. Continuamos a examinar a queda de Jimmy ao inferno até se tornar Saul."

Divulgação/Netflix
Os atores Jonathan Banks (esq.) e Bob Odenkirk em cena da segunda temporada da série
Os atores Jonathan Banks (esq.) e Bob Odenkirk em cena da segunda temporada de "Better Call Saul"

Parte desse inferno recai sobre os ombros de Michael McKean, ator que interpreta Chuck McGill, irmão mais velho de Jimmy e o surpreendente antagonista plantado no fim da temporada anterior. "Nos perguntamos qual orgulho uma pessoa tão elitista pode sentir pelo irmão mais novo, que sempre foi um fardo na família", diz Gilligan.

PASSADO

Chuck recomeça sua trajetória assumindo o lugar na empresa de advocacia que ajudou a criar, mas logo bate de frente com o irmão, contratado por outra firma.

A dinâmica dos dois recebe dois flashbacks –um pessoal e outro profissional– que ajudam a elucidar o passado do poderoso advogado.

"Vocês só viram a ponta do iceberg", conta McKean. "O que existe entre eles é um amor rude. Chuck enxerga Jimmy como um jogador de segunda divisão que denigre a imagem da profissão."

Mas precisará passar por cima do caso amoroso de Jimmy, a advogada Kim Wexler (Rhea Seehorn), que ganha mais destaque nos novos capítulos, inclusive ajudando o parceiro em um esquema inocente, mas que envolve mentiras no estilo Saul.

Muitos creem que uma tragédia relacionada a Kim é o gatilho de criação de Saul. "É como cair da escada em câmera lenta. Você sabe que vai atingir o chão, mas não pode fazer nada", brinca Rhea. "Mas nada impede que Kim não exista no mesmo tempo de 'Breaking Bad'."

Os espectadores não devem demorar para descobrir isso. Gilligan conta que sempre começa seus projetos tendo em mente entre quatro e seis temporadas e que não deseja "entediar os fãs."

Seu protagonista segue a mesma linha. "Não sei se tenho muito tempo", afirma Odenkirk. "Quanto mais conheço o personagem, mais vejo que algo muito errado precisa acontecer para ele mandar todo mundo se foder."

Isso pode envolver Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks), o ex-policial casca-grossa que tornou-se um dos personagens preferidos dos fãs. E a segunda temporada da série dedica boa parte dos primeiros dois capítulos a ele. "Não sei se mudou muito, Mas com certeza estou tendo mais trabalho", diz o ator.

NA INTERNET
Better Call Saul
Estreia da segunda temporada
QUANDO ter. (16), na Netflix


Endereço da página:

Links no texto: