Folha de S. Paulo


Com imprecisões, filme 'O Regresso' recria caso real de sobrevivência

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O "New York Times" cravou: "Exigiu-se do ator que ele sofresse, gemesse e sangrasse muito, mas não que atuasse".

A resenha poderia definir a performance oscarizável de Leonardo DiCaprio como o sofrido explorador sobrevivente Hugh Glass, de "O Regresso".

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Cena do filme
Cena do filme "O Regresso"

Mas o texto do diário nova-iorquino é de 1972 e se refere ao veterano Richard Harris (1930-2002), que, assim como Leo, também teve a sua cota como vítima de urso e jurou vingança contra os parceiros em "Fúria Selvagem" (1971).

No filme dos anos 1970, o inglês Harris vive Zachary Bass -o nome é clara alusão a Hugh Glass (1783-1833), o caçador de peles americano que rastejou por centenas de quilômetros no atual Dakota do Sul e sobreviveu aos perrengues que inspiraram tanto esse filme quanto "O Regresso", além do romance homônimo de Michael Punke.

O primeiro relato da história de Glass aparece em 1825 numa publicação da Filadélfia chamada "The Port Folio".No texto, que pode ter sido enfeitado, constam o ataque feito pelo urso, o abandono de Glass por seus companheiros e a sua longa jornada pelos rincões da América selvagem.

A emboscada pelos índios no início do longa de Iñárritu confere com o relato, mas o diretor acrescentou uns obstáculos: a neve, por exemplo, já que a viagem de Glass ocorreu durante o verão e o começo do outono americano. O filho de Glass, pivô da vingança e motivação de sua sobrevivência, também é licença dramática.

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Richard Harris em
Richard Harris em "Fúria Selvagem"

O jornal inglês "The Guardian" submeteu os percalços de DiCaprio-Glass a Ray Mears, apresentador do programa "Wild Britain" e especialista em situações-limite (atenção aos spoilers a seguir).

Passar a noite no interior da carcaça de um cavalo para suportar o frio? É possível, diz Mears, mas optar por um búfalo, de pele e gordura mais espessas, teria sido melhor.

Pegar peixes usando uma armadilha de pedras dispostas em formato de ferradura no leito do rio? Para Mears, é factível, mas não o mais apropriado em águas tão rasas.

O expert em sobrevivência também avaliou a cena mais falada -e no limite do risível: o ataque da mamãe-urso. Fingir-se de morto, como fez o Glass de DiCaprio, já poupou uma caçadora, segundo ele. "Então, ele a deixou em paz."


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