Folha de S. Paulo


Filme sobre jovens revolucionários é premiado na Mostra de Tiradentes

O longa "Jovens Infelizes ou um Homem que Grita Não É um Urso que Dança", do paulista Thiago B. Mendonça, foi o vencedor do prêmio do júri da crítica na 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

O festival, vitrine para novos nomes da produção autoral brasileira, exibiu 117 produções e teve sua premiação na noite deste sábado (30).

Lotada de cenas de orgias, a obra experimental trata de jovens revolucionários e concorria na seção Aurora, dedicada a realizadores em seus primeiros longas.

"Jovens Infelizes" desbancou "Animal Político", do pernambucano Tião, tido como um dos favoritos na categoria.

O público de Tiradentes escolheu o documentário "Geraldinos", de Pedro Asbeg e Renato Martins, como o melhor filme do festival. O longa remonta a história da geral, folclórico setor da arquibancada do estádio do Maracaña.

Já o longa baiano "Tropykaos", de Daniel Lisboa, levou o prêmio do júri jovem com um enredo insólito sobre um homem que vaga pelas calorentas ruas de Salvador crente de que é perseguido por raios ultraviolentos.

Entre os curtas-metragens, os vencedores foram "Noite Escura de São Nunca" e "Madrepérola".

O primeiro, dirigido pelo carioca Samuel Lobo, levou o prêmio da crítica. Já o outro, dirigido por Deise Hauentein, é um documentário gaúcho sobre a produção de pérolas e ganhou o prêmio do público.

O curta "Eclipse Solar", de Rodrigo de Oliveira, ganhou o prêmio especial concedido pelo Canal Brasil.

O jornalista GUILHERME GENESTRETI viajou a convite da Mostra de Tiradentes


Endereço da página:

Links no texto: