Folha de S. Paulo


João Paulo Cuenca passa a escrever no site da Folha duas vezes por semana

Zô Guimarães/Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 27-01-2014, 17H: O escritor João Paulo Cuenca, posa para foto, no Rio de Janeiro (RJ). (Foto: Zô Guimarães/Folhapress/MÔNICA BERGAMO)
O escritor João Paulo Cuenca posa para foto no Rio

Colunista da Folha desde 2013, o escritor carioca João Paulo Cuenca passa a escrever duas vezes por semana no site do jornal a partir desta terça-feira (26). Até então, seus textos eram publicados semanalmente, às sextas-feiras.

Autor dos livros "Corpo Presente" (2013) e "O Único Final Feliz para uma História de Amor É um Acidente" (2010), ambos editados pela Companhia das Letras, ele escreve, em sua coluna, crônicas sobre o cotidiano e cultura.

Desde 2003, ele escreve crônicas semanais para jornais brasileiros. Uma antologia de suas crônicas foram reunidas na antologia "A Última Madrugada" (2012).

Seus livros já foram traduzidos para oito idiomas e tiveram os direitos comprados por 11 países. Em 2007, Cuenca foi selecionado pelo Festival de Hay como um dos 39 jovens autores mais destacados da América Latina.

Em 2012, ele foi escolhido pela revista literária britânica "Granta" como um dos 20 melhores romancistas brasileiros com menos de 40 anos.

Dois anos depois, Cuenca escreveu e dirigiu seu primeiro longa-metragem "A morte de J.P. Cuenca", que foi selecionado para o Festival do Rio e para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A estreia europeia do filme foi na mostra competitiva principal do festival CPH:DOX, na Dinamarca, em novembro de 2015.


Endereço da página:

Links no texto: