Folha de S. Paulo


Série de TV 'Arquivo X' lança décima temporada 14 anos depois da anterior

Nerds, geeks ou, simplesmente, fãs de ficção científica. Um povo que às vezes beira ou ultrapassa os limites da esquisitice. Estão todos em êxtase. Poucas semanas após desembainharem o sabre de luz, chegou a hora de tirar da gaveta os crachás do FBI:

Depois de 14 anos, "Arquivo X" volta à TV americana na noite deste domingo (24). No dia seguinte, os fãs brasileiros podem assistir no canal Fox aos dois primeiros episódios da décima temporada da série exibida entre 1993 e 2002. Será curta, apenas seis episódios.

Fox
THE X-FILES: L-R: Guest star Joel McHale, Gillian Anderson and David Duchovny. The next mind-bending chapter of THE X-FILES debuts with a special two-night event beginning Sunday, Jan. 24 (10:00-11:00 PM ET/7:00-8:00 PM PT), following the NFC CHAMPIONSHIP GAME, and continuing with its time period premiere on Monday, Jan. 25 (8:00-9:00 PM ET/PT). The thrilling, six-episode event series, helmed by creator/executive producer Chris Carter and starring David Duchovny and Gillian Anderson as FBI Agents FOX MULDER and DANA SCULLY, marks the momentous return of the Emmy Award- and Golden Globe-winning pop culture phenomenon, which remains one of the longest-running sci-fi series in network television history. ©2015 Fox Broadcasting Co. Cr: Ed Araquel/FOX ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Joel McHale, Gillian Anderson e David Duchovny no primeiro episódio do nova temporada de 'Arquivo X'

Série? Não. Culto. Trata-se do segundo seriado da história da TV a transformar fãs de sci-fi em fanáticos.

O primeiro foi "Star Trek", dos anos 1960. Eles são antepassados de outros objetos de adoração mais recentes, como "Lost", "Breaking Bad" e "Game of Thrones".

"Star Trek" teve pouco sucesso entre 1967 e 1969, mas as reprises de suas três temporadas nunca mais deixaram a TV e foram arrebanhando seguidores.
Já "Arquivo X" foi lançada quando a internet começava a ganhar o mundo. Não poderia existir um ambiente melhor para difundir e amplificar uma trama fincada em ufologia, atividades paranormais e conspirações de governos e corporações para enganar as pessoas.

A fórmula da série criada pelo produtor Chris Carter ultrapassa os enredos delirantes, muitas vezes assustadores e até repugnantes. Quem fisga mesmo o espectador é o casal Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), os agentes que se ocupam dos "X-Files" -casos inexplicáveis que chegam ao FBI.

Mulder e Scully têm personalidades esquematicamente opostas. Ele crê que aliens sequestraram sua irmã e essa convicção guia sua vida. Ela é cética, mas ao ser escalada para acompanhar o maluco do departamento, se defrontará com coisas além de sua compreensão.

Impossível um garoto introvertido -de qualquer idade- não se identificar com a dupla. Mulder e Scully não são atléticos nem usam armas com desenvoltura. São investigadores inteligentes, com tanto foco em sua obsessão pela verdade que não demonstram a mínima perícia em áreas como as relações interpessoais -essa falta de traquejo fez a relação dos dois se estender de modo platônico durante boa parte das nove temporadas iniciais.

Uma garotada tímida e inteligente passou a acompanhar a dupla e ajudou a expandir o universo de "Arquivo X" para sites, livros, games, cards, gibis e bonecos. O slogan da série era "A verdade está lá fora". Praticamente um convite para a interatividade. Vamos sair e investigar, pessoal!

O sucesso veio acompanhado de reconhecimento. "Arquivo X" foi indicada 12 vezes ao Globo de Ouro, ganhando três estatuetas de melhor série dramática. Duchovny e Anderson venceram uma vez cada como melhor ator e melhor atriz. No Emmy, foram 63 indicações em oito anos, levando 16 prêmios.

Tanta badalação motivou duas aventuras no cinema. "Arquivo X: O Filme", de 1998, se ligava à cronologia dos eventos mostrados na TV. "Arquivo X - Eu Quero Acreditar", de 2008, serviu para aliviar a saudade dos fãs.

A verdade estava lá fora. Agora voltou para a TV, nas noites de segunda-feira.

*

Veja por onde andaram o elenco e o criador da série

David Duchovny, 55 (Fox Mulder)

Ele se tornou o ator que ganhou dois Globos de Ouro por personagens diferentes em um curto espaço de tempo: em 1997 como Mulder, e em 2008, interpretando o escritor Hank Moody em "Californication". Em 2015, estrelou a série "Aquarius", como um policial investigando a seita de Charles Manson na década de 1960

Gillian Anderson, 47 (Dana Scully)

A atriz trabalhou em 14 filmes desde 2003. Entre 2013 e 2015, esteve simultaneamente em dois seriados de TV: "Hannibal", no qual interpretava Bedelia Du Maurier, a psicóloga do canibal Hannibal Lecter, e "The Fall", no papel de Stella Gibson, uma policial que investiga homicídios em Belfast (Irlanda do Norte)

Chris Carter, 58 (criador da série)

Além dos dois filmes de cinema baseados no seriado, em 1998 e 2008, Carter dirigiu e produziu uma série de documentários, "Threads of Mythology" (2005), e lançou o filme para a TV "The After" (2014), fraca trama de ficção científica sobre oito pessoas jogadas em um mundo estranho e violento, que não vingou como série

NA TV
ARQUIVO X
Estreia da décima temporada, com episódio duplo
QUANDO seg. (25), 23h59, Fox


Endereço da página:

Links no texto: