Folha de S. Paulo


Americano atrai seguidores com corridas inspiradas em 'Star Wars'

Fã dedicado de "Star Wars", o designer norte-americano Gene Lu resolveu aproveitar o recém-lançado "O Despertar da Força", sétimo episódio da saga, para derramar sua paixão nas ruas da cidade onde vive.

Não tratou, porém, de pichar muros ou colar cartazes em paredes da bela Portland, no Oregon, nos Estados Unidos. Em vez disso, fez rotas virtuais em cima do mapa da cidade, construindo algumas das mais famosas figuras da saga criada por George Lucas.

Usando aplicativos com GPS, que mapeia percursos feitos por corredores e ciclistas, Lu criou percursos de corrida no formato da máscara de Darth Vader, do jedi Yoda e do simpático robô C3PO. São jornadas desafiadoras, que vão de cerca de sete a 31 quilômetros.

Arquivo Pessoal
Gene Lu, idealizador da corrida de Star Wars, realizada em Portland, EUA. Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Gene Lu, idealizador da corrida de Star Wars, realizada em Portland, EUA

Tudo começou para atender seus interesses particulares: "Eu queria convencer alguns dos meus amigos a treinar comigo", disse Lu em entrevista à Folha realizada por mensagens de celular.

A primeira rota que construiu foi a mais curta e deixa no mapa a imagem de uma das espaçonaves da saga, o caça do Império TIE Fighter. "Meus amigos não gostavam de correr, mas começaram quando eu disse a eles que o percurso teria esse formato."

A espaçonave foi a escolhida porque Lu, que corre há quatro anos e já fez a maratona de Nova York, tinha uma ideia de onde em Portland havia uma área para o percurso –o distrito Ladd's Addition, no sudeste da cidade.

Lu tratou de facilitar as coisas para eventuais seguidores. Montou um site com informações básicas sobre as seis rotas que construiu –desenho, distância e trajeto detalhado estão no site Run Wars (runwars.genelu.com).

FEBRE

Formado em ciências da computação, especializado em desenho interativo, Lu, hoje com 35 anos, é diretor de criação em uma agência de publicidade em Portland. Desde que começou a correr "para ficar mais saudável", tratou de combinar o esporte com suas habilidades gráficas.

O primeiro trabalho desse tipo tem alguns anos, quando desenhou com suas corridas trajetos em homenagem à serie "Game of Thrones". Não era exatamente uma ideia original: outros corredores também marcaram em mapas seu fanatismo pela saga, como visto no site Run of Thrones (runofthrones.com).

Agora, porém, Gene Lu parece ter criado uma febre. Os percursos que ele desenhou se espalharam pelas redes sociais e muitos corredores trataram de replicar os seus trajetos. Há mesmo quem tenha viajado para Portland especialmente para correr uma rota Star Wars.

O bombeiro Jordan Rojas, que mora em Torrance, Califórnia, estava visitando a família em uma cidade próxima a Portland para as festas de fim de ano.

Ficou sabendo dos percursos e fez um bate-e-volta para uma corrida particular Guerra nas Estrelas –e para comer os famosos donuts Voodoo, vendidos na cidade, como escreveu em mensagem a Lu.

Espalhado pela internet, o projeto chamou a atenção da imprensa –emissoras de TV locais e cadeias como ESPN e BBC fizeram reportagens a respeito, assim como jornais, revistas e sites especializados em esporte ou cultura.

Não amealhou fortuna, mas está se divertindo, como afirmou à Folha: "Tenho um pouco mais de seguidores no Instagram, mas, fora isso, minha vida não mudou em nada. Estou pensando no que mais posso fazer para atrair mais gente para o mundo das corridas".

Enquanto não chega a uma conclusão, trata de preparar novas rotas Star Wars e expandir seu universo.

Em fevereiro, viaja a Nova York, onde viveu por muitos anos. Pretende desenhar no mapa da cidade o robozinho R2D2, um percurso que deverá ter pouco mais de 32 quilômetros. Que a Força esteja com ele!

LEMBRANÇAS

Pesquisadora na Universidade de Saúde e Ciência do Oregon (OHSU), Charissa Young é uma das corredoras que se empolgaram com as rotas baseadas em personagens de Star Wars.

"Costumo correr com vários amigos", diz ela à Folha, "e achamos que seria divertido fazer esses percursos".

Charissa, 45, usa um aplicativo que mapeia suas corridas e dá outras informações. "É legal ter um desenho como esses no mapa como lembrança de suas corridas."

Os primeiros trajetos que ela e os amigos percorreram foram as rotas Darth Vader e Yoda. Agora em treinamento para maratona, estão mais interessados em percursos mais longos: no dia 16 de janeiro, fizeram a rota C3PO, de pouco mais de 27 quilômetros.

"Cheguei a pensar em desenhar minhas rotas", explica a pesquisadora, que corre desde a adolescência. Por enquanto, porém, prefere seguir as criadas por Gene Lu.


Endereço da página:

Links no texto: