Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Filme 'Body' é sinal de que talento de sua diretora pode ser retomado

Assista ao trailer

"Body" mostra uma série de acontecimentos estranhos na vida de Janusz (Janusz Gajos), um procurador viúvo, Olga (Justyna Suwala), sua filha anoréxica, e Anna (Maja Ostaszewska), psiquiatra espírita que trabalha no hospital em que Olga é internada.

A diretora polonesa Malgorzata Szumowska é a mesma do pavoroso filme francês "Elles" (2011), uma das bobagens em que Juliette Binoche às vezes se mete. Os filmes de Szumowska são geralmente elogiados pela crítica internacional e costumam acumular prêmios em festivais.

Não que isso signifique grande coisa nestes tempos de falência da crítica. Seja como for, ela mostrou talento em seu primeiro longa, "Happy Man" (2000), que realizou quando tinha apenas 27 anos.

Divulgação
Créditos: Divulgação Legenda: Cena do filme
A atriz Justyna Suwala no papel de Olga

Foi com "Elles", justamente seu pior filme, que ela se tornou conhecida pelo público brasileiro do cinema dito "de arte", se assim podemos chamá-lo. No superior "W imie..." (2013), sua direção escapa da indigência do filme anterior, mas seu pendor para a chantagem emocional e para cenas grosseiras continuava em marcha.

Com "Body" (2015), a diretora trilha mais uma vez o caminho do sucesso em festivais. Premiado com o Urso de Prata de melhor direção no último Festival de Berlim, passou também na 39ª Mostra Internacional de São Paulo, além de ter percorrido inúmeros festivais pelo mundo.

Ao vê-lo, a primeira boa impressão é que a moda da câmera tremida parece ter passado, e alguns diretores já se dão ao luxo de filmar como antes, ou seja, pensando no que a câmera vai captar, nas distâncias e limites que envolvem essa operação, em suma, na composição da imagem.

A segunda é que não há mais tantas cenas para chocar o espectador. "Body" é mais contido, tenta construir uma leve atmosfera de estranheza. Ainda há bobagens, como uma dança pseudo-erótica ou algumas ações que ilustram a perdição dos personagens. Mas é um claro sinal de que o talento demonstrado na estreia pode ter voltado.

BODY
DIREÇÃO Malgorzata Szumowska
ELENCO Janusz Gajos, Maja Ostaszewska, Justyna Suwala
QUANDO estreia nesta quinta (21)
PRODUÇÃO Polônia, 2015, 14 anos


Endereço da página:

Links no texto: