Folha de S. Paulo


Robert Crumb cede dois desenhos para protestos do Movimento Passe Livre

O cartunista americano Robert Crumb, conhecido por suas sátiras ao modo de vida americano, cedeu dois desenhos de seu livro mais recente, "Viva a Revolução!" (Editora Veneta, R$ 90), para serem usados pelo Movimento Passe Livre (MPL) em cartazes e faixas nas próximas passeatas do grupo.

O livro é uma seleção de quadrinhos do autor feita pela Veneta e foi publicado somente no Brasil.

"Nós postamos um dos desenhos na página da editora, e uma pessoa ligada ao movimento demonstrou interesse por ele, então eu me prontifiquei a pedir autorização", conta o editor Rogério de Campos, responsável por sua obra no Brasil.

Divulgação
Desenhos de Robert Crumb cedidos ao MPL. Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Desenho inédito de Crumb cedido pelo próprio artista ao MPL

"O Crumb adora movimentos sociais, mandei alguns links para ele sobre as manifestações contra a tarifa e ele não só liberou o desenho como ainda mandou um outro."

Segundo sua mulher e agente, Lora Fountain, Crumb nunca tinha ouvido falar sobre as manifestações brasileiras pela gratuidade dos transportes públicos, mas gostou do que leu.

"Ele [Crumb] já chegou a fazer e a ceder ilustrações para outras organizações, incluindo um grupo do sul da França que protestava contra a construção de um depósito de resíduos ao lado de sua aldeia, e para grupos pelos direitos de minorias enquanto morava na Califórnia", diz.

VIETNÃ

O desenho que o MPL pediu é sobre uma manifestação com confronto policial na Califórnia em 1968, quando estudantes protestavam contra a guerra do Vietnã.

Na imagem publicada em "Viva a Revolução!", uma garota tem sua cabeça esmagada por um policial num meio-fio enquanto ele grita: "Você é doente! Você é doente! Você é doente!".

Divulgação
Desenhos de Robert Crumb cedidos ao MPL. Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Policial agride manifestante em ilustração feita em 1968, na Califórnia

"Crumb mandou outro desenho, de seu caderno de rascunhos, porque achou que seria mais fácil de reproduzir num cartaz", diz Lora. A segunda ilustração, inédita, traz um policial esganando uma mulher com um cassetete.

Procurados pela Folha, o MPL e o Arte Contra a Tarifa (página mantida por pessoas ligadas ao grupo no Facebook) não se manifestaram até o fechamento da edição.

Viva A Revoluçao
Robert Crumb
l
Comprar

Segundo Rogério de Campos, o grupo está temeroso em usar o presente de Crumb. "Podem ler como uma provocação à polícia", afirma.

VIVA A REVOLUÇÃO!
AUTOR Robert Crumb
TRADUÇÃO Alexandre Boide
ORGANIZAÇÃO e prefácio Rogério de Campos
EDITORA Veneta
QUANTO R$ 90, 144 págs.


Endereço da página:

Links no texto: