Folha de S. Paulo


De grão em grão, Bela Gil ergue reino 'natureba' e lançará programa on-line

Sétima dos oito filhos de Gilberto Gil e "sem um pingo" do talento musical que corre na família, Bela Gil não precisou pendurar uma melancia no pescoço para chamar atenção.

A fruta lhe tem outras serventias: fatiada e com velas vermelhas, fez as vezes de bolo de aniversário após uma sessão de "Star Wars" em Sidney, Austrália, onde celebrou seus 28 anos no dia 3/1, com o marido e a atriz Mariana Ximenes.

Outra: grelhada com azeite e pimenta do reino, já foi a picanha que o Peta (grupo pró-direitos animais) pediu a Deus no churrasco vegetariano que ela preparou em "Bela Cozinha", seu programa no GNT.

O convidado Luiz Carlos Miele (1938-2015) provou e sugeriu pôr um ovo em cima para fazer "melancia a cavalo".

Ricardo Borges/Folhapress
Rio de Janeiro, RJ,BRASIL, 11/01/2016; Retrato de Bela Gil em seu apartamento na Gavea, zona sul do Rio. (Foto: Ricardo Borges/Folhapress. ) *** EXCLUSIVO FOLHA***
Retrato da apresentadora de TV Bela Gil em seu apartamento na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro

Reações espirituosas como a de Miele arrebatam a internet sempre que uma sugestão natureba sua entra na berlinda -como os memes (piadas populares na rede) que exageram poder substituir tudo por semente de linhaça (de dólar a WhatsApp fora do ar), inspirados em seu gosto pelo grão.

A baiana está no ar com a temporada de verão do "Bela Cozinha", na qual recebe amigos como Beto Jamaica e Compadre Washington, do É o Tchan ("falamos sobre feijão").

Após 170 mil exemplares vendidos do primeiro manual de receitas (2014), já são outros 110 mil de "Bela Cozinha 2", lançado em outubro pela Editora Globo (a tiragem inicial de um livro no Brasil costuma ser de 3.000).

Os pratos vão da tapioca de manga com coco ao sanduíche de shitake.

Sua estratégia para virar a Ana Maria Braga da geração saúde não para por aí. Há o Melado de Cana Orgânico Bela Gil e a ideia para uma linha de ingredientes difíceis de achar no mercado, como o grão freekeh (a Folha esqueceu de perguntar se dava para trocá-lo por linhaça). Planos que revela em seu apartamento na Gávea (zona sul do Rio), onde planta baunilha e maracujá na varanda e é ajudada por uma empregada vestida de branco.

A apresentadora, que também é embaixadora da Jeep no país, estreia no dia 24/2 o "Canal da Bela" no YouTube.

A internet galvanizou a fama da chef de cozinha e nutricionista ayurvédica (já voltaremos a esse ponto) Isabela Giordano Gil Moreira, a Bela.

Sob elogios e pedradas, lá ela propaga as benesses da vida saudável, em blog (belagil.com/blog) e no Instagram (o @belagil tem 571 mil seguidores, na rabeira dos 3,6 milhões da irmã @pretagil e à frente dos 249 mil de @gilbertogil).

AO ATAQUE

Dentistas a espinafraram quando propôs substituir pasta de dente -acha o flúor um "porcarito"- por cúrcuma (guarda o pó alaranjado num pote de geleia no banheiro).

Denegrir hábitos como este ou o de limpar o bumbum da filha com óleo de gergelim, para ela, é fruto de preconceito. "Talvez essa turbulência toda seja necessária para daqui a pouco vermos isso como normal." Assim como fumar cigarro em avião era banal no passado e hoje é absurdo.

Virou piada a notícia de que chamaria o segundo filho, na barriga de cinco meses, de Jiló (antigo apelido de seu pai, o Gil). Sequer definiu o nome.

Para Bela, "a maioria das opiniões de internet vem do achismo". "Quem é você para falar que meu churrasco de melancia é horrível se nunca comeu?" E nada foi tão brutal quanto a convulsão virtual após postar no Instagram uma foto da lancheira da filha Flor, 7: água, banana da terra, batata doce e granola caseira. "Fomos violentamente criticadas. 'Deixa sua filha viver.' O que é comida de criança? Toddynho?"

O pior de todos: "Um homem escreveu: 'Quando a Flor crescer, será mais um caso de Suzane von Richthofen [que matou os pais]'. Pensei, 'uou, o mundo está caótico'".

O que importa, diz, é a filha gostar da merenda. "Se colocasse refrigerante na mamadeira dela, talvez não aceitasse banana da terra hoje."

Até os 14 anos, Bela foi uma "adolescente supernormal", fã de fast-food e brigadeiro de panela. Seu mundo virou de cabeça para baixo, e isso é literal: viu Fernanda Torres em poses de ponta-cabeça da ioga num sítio da família Gil.

Daí em diante, virou adepta de "ioga, meditação, essa coisa mais esotérica, essa conexão com o eu". E começou a ver graça naquele arroz integral que o pai comia "de cumbuquinha, com hashi".

Aos 18, ela e o namorado com quem casaria, João Paulo Demasi (ex-caso de Preta), foram morar no East Village, em NY. Lá deu aulas de culinária para Bebel Gilberto e a ex-top model Luciana Curtis, se formou em nutrição "convencional" (tenta revalidar o diploma no Brasil) e nutrição ayurvédica, que ensina a comer mais isto e menos aquilo a partir de um sistema de medicina milenar da Índia.

"Acho que estou plantando uma sementinha em cada casa, colocando um grilozinho, sabe?, para a pessoa pensar duas vezes no que come." Ah, sim: se faltar linhaça, pode substituir por chia, Bela avisa.

meme sem mimimi

O que Bela acha das piadas que fazem com ela na internet

Reprodução
Meme da Bela Gil

Alguns (como este) são 'super engraçados'. Lembra outro: no dia em que o WhatsApp saiu do ar, esta foto dela sugeria trocá-lo por pombo-correio

Reprodução
melhores memes da Bela Gil Foto:Reproducao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

'De uma maneira ou de outra, memes ajudam muito a disseminar esta alternativa de estilo de vida', diz. E o que não mata, viraliza

Reprodução
melhores memes da Bela Gil Foto:Reproducao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

Gostou de uma versão do meme, mas com Eduardo Cunha -achou 'muito bom' pôr o inhame no holofote


Endereço da página:

Links no texto: