Folha de S. Paulo


Morre o ator inglês Alan Rickman, o professor Snape de 'Harry Potter'

O prestigiado ator inglês Alan Rickman morreu aos 69 anos, em Londres. A notícia foi confirmada por sua família nesta quinta-feira (14). Ele sofria de câncer.

Um dos intérpretes mais queridos e admirados no Reino Unido por suas atuações em séries de TV e no teatro, Rickman ficou mais conhecido pelas novas gerações por sua participação nos oito filmes da franquia "Harry Potter" como o rígido professor Severo Snape.

Rickman em "Duro de Matar"

Mas, bem antes de entrar no quadro letivo dos professores do bruxinho, Rickman já colecionava papéis marcantes em Hollywood, muitos deles como vilão.

Foi assim em 1988, como Hans Gruber, antagonista de Bruce Willis no primeiro filme da franquia "Duro de Matar", o melhor da série.

Após o sucesso no policial, Rickman foi também o xerife de Nottingham em "Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões" (1991), com Kevin Costner no papel principal. Pelo trabalho, foi agraciado no MTV Movie Awards como melhor vilão do ano.

Ainda nos anos 1990, teve atuação marcante em "Razão e Sensibilidade" (1995) –em que contracenou com Emma Thompson, Kate Winslet e Hugh Grant– e "Michael Collins" (1996).

Rickman como Snape

Também emprestou sua voz grave e marcante ao robôzinho de "O Guia do Mochileiro das Galáxias" (2005).

Na televisão, fez várias séries da BBC e ganhou o Globo de Ouro por "Rasputin" (1996).

Em 1997, estreou na direção com "Momento de Afeto", no qual dirigiu Emma Thompson e a mãe da atriz, Phyllida Law.

Neste ano, Rickman ainda poderá ser visto no cinema, no thriller "Eye in the Sky", de Gavin Hood, que deve estrear no Brasil em março.

VALMONT

Mas foi com o trabalho no palco que Rickman alcançou maior reconhecimento. Chamou a atenção em 1986 em montagem "Ligações Perigosas", de Choderlos de Laclos, no papel do sedutor Valmont.

O espetáculo dirigido Christopher Hampton estreou na Royal Shakespeare Company, fez temporada na Broadway e rendeu a Rickman uma indicação ao prêmio Tony.

Segundo declarou sua então parceira de palco Lindsay Duncan, a plateia deixava o teatro querendo fazer sexo. "E, de preferência, com Alan Rickman."

Rickman como Valmont nos prêmios Tony

No teatro, ainda contracenou com Helen Mirren em "Antônio e Cleópatra" (1998), de Shakespeare, e foi responsável pelo papel-título de "John Gabriel Borkman", de Ibsen, em montagem de 2010.

Apesar de ter vencido um Globo de Ouro, um Emmy ("Rasputin") e um Bafta ("Robin Hood"), Rickman nunca ganhou um Oscar, mas o ator não parecia se abater pelo fato. "Papéis ganham prêmios, atores não", disse em entrevista em 2008.

Ele deixa sua mulher, Rima Horton, com quem era casado desde 1965.


Endereço da página:

Links no texto: