Folha de S. Paulo


Esnobado no Globo de Ouro, 'Carol' é forte pré-candidato ao Oscar deste ano

assista ao trailer

"Carol", filme sobre o romance entre duas mulheres nos anos 1950, tem as cores das telas melancólicas de Edward Hopper (1882-1967), o artista que pintou a solidão das cidades americanas, e a elegância gelada de uma lufada de inverno nova-iorquino.

Therese (Rooney Mara) é uma vendedora de loja de departamentos que sonha em ser fotógrafa. Carol (Cate Blanchett), uma dona de casa que vive no subúrbio, é mais velha. As duas se apaixonam de primeira, mas precisam conter a atração sob quilos de casacos de pele, luvas e cachecóis.

"Me interessava retratar a força do desejo e como ele pode tirar alguém do seu centro de gravidade", afirma o diretor, Todd Haynes, à Folha.

Esnobado no Globo de Ouro do domingo (10), embora fosse o recordista em menções (cinco, incluindo atrizes e diretor), o filme é uma das maiores apostas para o Oscar e pode cravar a sexta indicação de Blanchett e a segunda de Mara. O anúncio é na quinta (14).

"Carol" é um típico representante da vertente melodramática de Haynes, diretor com certa "bipolaridade criativa": quando ele não cai nesse gênero, como em "Longe do Paraíso" (2002), mergulha em obras cinematograficamente mais excêntricas e estridentes, como "Não Estou Lá" (2007).

"Não faço ideia de por que alterno entre esses dois polos. Acontece meio por acaso", diz o diretor, que iniciou a carreira ligado ao New Queer Cinema, movimento da virada dos anos 1980 para os 1990 encampado por nomes como Gus Van Sant e Gregg Araki e que levou os dilemas de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros para as telas.

Ainda que repita a mesma toada da obra de 2002, um melodrama conduzido por personagem feminina, "Carol" desbrava novos territórios, diz.

Divulgação
Cena do filme 'Carol
Cena do filme 'Carol'

"Nunca fiz uma história de amor com as suas convenções. E há poucas representações do amor lésbico comparado aos outros tipos de romance."

O cineasta foi achar a semente do projeto num livro de 1952 da autora texana Patricia Highsmith (1921-1995), tido como um raro retrato esperançoso de um envolvimento homossexual na década e inspirado num evento real que ocorreu à escritora.

Da obra literária, Haynes aproveita o ponto de vista, calcado em Therese, a mais jovem e inexperiente, diante da madura e vivida Carol. Mas a primeira é também a que não tem nada a perder; Carol está se divorciando e pode perder a guarda da filha caso o romance venha à tona.

"Como numa clássica história de amor, é a parte mais vulnerável que conta a história. Mas o interessante na obra é que as posições se invertem."

Em 2013, outro romance lésbico, "Azul É a Cor Mais Quente", de Abdellatif Kechiche, causou frisson pelo mundo —"Carol" vai por uma senda mais delicada, sem o fetiche "voyeur" de Kechiche e suas polêmicas tomadas das protagonistas beirando o pornô.

O desejo das personagens, porém, é igualmente intenso. A esperança de que algo pode dar certo nos conservadores anos 1950 também. "Nutrem fantasias mais reais do que aquelas que Therese vende em sua loja", afirma o cineasta.


Endereço da página:

Links no texto: