Folha de S. Paulo


André Barcinski

David Bowie concebeu 'Blackstar' como álbum para dizer adeus

assista ao clipe

Tony Visconti, produtor e amigo de longa data de David Bowie, disse que "Blackstar", último disco do artista, lançado dois dias antes da morte do cantor, era seu "presente de despedida": "Sua morte não foi diferente de sua vida: uma obra de arte".

Visconti está certíssimo. "Blackstar" é uma obra de arte, possivelmente a primeira obra concebida para ser apreciada depois da morte de seu criador. Um testamento que Bowie preparou, meticulosamente, para que assumisse novas e impensáveis dimensões depois que ele já não estivesse entre nós.

Hoje, sabendo que Bowie batalhava há 18 meses contra um câncer, as letras de "Blackstar" parecem mesmo sua carta de adeus. "Olhe para cima, eu estou no céu", canta em "Lazarus" (Lázaro é um personagem bíblico ressuscitado por Jesus). No clipe da canção, Bowie aparece deitado numa cama de hospital, com os olhos vendados. Em certo momento, seu corpo levita do leito.

Menções a morte e doença aparecem por todo o disco: "Ligaram da clínica / tudo bem com os raios-X", diz ele em "Sue (Or in a Season of Crime)". "Leve seu passaporte e seus sapatos / eu não sou um popstar / leve seus sedativos / eu sou uma estrela negra" ("Blackstar"). Na mesma faixa, ele descreve uma execução: "No dia da execução, só as mulheres se ajoelham e riem". Em "I Can't Give Everything Away", Bowie diz: "Sei que algo está muito errado".

Algumas canções parecem remeter a visões lúdicas. Em "Dollar Days", Bowie canta: "Se eu não puder ver as florestas inglesas para as quais estou correndo / não me importa". O verso final de "Lazarus" é dos mais reveladores: "Oh, eu estarei livre / como aquele pássaro / eu estarei livre".

Bowie nunca foi um compositor autobiográfico, mas sempre escreveu como um observador, analisando o mundo à distância. Quando escrevia em primeira pessoa, o fazia escondido em personagens, como Ziggy Stardust ou The Thin White Duke.

"Blackstar" é uma anomalia em sua obra, um disco em que ele, e não uma de suas criações, é o ator principal. Dos 25 discos de estúdio que lançou em 49 anos de carreira, "Blackstar" é o único que não tem sua imagem na capa, como se ele dissesse que agora não é mais David Bowie, mas uma estrela negra rumando em direção ao infinito.

Bowie, um dos maiores inovadores da música pop, criou em "Blackstar" algo novo: um disco autobiográfico post-mortem. Em algum lugar próximo a Marte, ao lado do Major Tom, Bowie está rindo de nossas caras de espanto.

MAIS SINAIS

Um Bowie frágil, que convulsiona e flutua numa cama de hospital, é o protagonista do último videoclipe da carreira do músico, lançado apenas quatro dias antes de sua morte e revisto agora como mais um sinal de que ele se despedia. "Olha aqui, eu estou no céu", diz no vídeo de "Lazarus" o cantor, debilitado e com olhos vendados, enquanto se contorce, tentando se libertar da condição.

"Lazarus" foi apresentada em um musical homônimo, assinado por Bowie em coautoria com o dramaturgo Enda Walsh e encenado em Nova York no começo de dezembro.

A peça é uma releitura do filme "O Homem que Caiu na Terra", de 1976, protagonizado pelo artista. Na história, o alienígena Newton, interpretado na peça por Michael Hall, está preso na Terra, sufocado pela nostalgia e por um amor interrompido.

ANDRÉ BARCINSKI é jornalista e autor do livro "Pavões Misteriosos" (Três Estrelas).

BLACKSTAR
ARTISTA David Bowie
GRAVADORA Columbia
QUANTO US$ 9,99 no iTunes (R$ 40)

David Bowie


Endereço da página:

Links no texto: