A cabeça de Eucanaã Ferraz está cheia de vozes. Afinal, é ele o organizador e apresentador do programa "A Voz Humana", disponível a partir desta quarta (6) no site da Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles.
A ideia do programa, concebido pelo próprio poeta e crítico literário, é mostrar o canto em suas várias formas —não só em forma de canção, gênero mais conhecido do público em geral.
Bel Pedrosa/Divulgação | ||
O poeta e crítico Eucanaã Ferraz |
O primeiro episódio, por exemplo, é dedicado à americana Meredith Monk, conhecida por suas performances de experimentação vocal. Além da própria cantora, uma gravação pouco conhecida mostra Caetano Veloso interpretando "Last Song", da artista, acompanhado pelo violão de Pedro Sá.
"Nem Caetano tinha ouvido a gravação. Ele gravou, enviou a ela [Meredith], mas achou que o disco nunca tinha saído", afirma Eucanaã.
O poeta quer seguir por essa trilha, mostrando expressões do canto pouco conhecidas do público, passeando pela música erudita e de vanguarda, além da MPB e cantos tradicionais de países como Rússia e Japão.
"Talvez por eu não tocar nenhum instrumento, sempre tive curiosidade em relação ao canto", explica Eucanaã. "Há coisas no canto que pouca gente conhece, como o canto difônico, quando um cantor consegue emitir duas notas simultaneamente. É uma coisa que não é feita no Ocidente, mas há cantores da Bulgária que conseguem."
O próximo episódio, sempre disponível toda terça-feira, 0h, vai ser sobre as vezes em que a fala é usada no canto —como Raul Seixas faz em "Ouro de Tolo". O programa deve reunir músicas de Laurie Anderson, Philip Glass e Hermeto Pascoal.
Nos episódios, Eucanaã quer unir coisas aparentemente distintas. Em um capítulo sobre o canto a capella trará Björk, Caetano e Sarah Vaughan. Outro vai reunir música japonesa e Clementina de Jesus.
O nome da série, "A Voz Humana", é referência à peça homônima de Jean Cocteau. O programa também vai ao ar na Rádio MEC Fm, no Rio de Janeiro.