Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Rica em detalhes, 'Ligações Perigosas' é luxo só

A Globo vem ressuscitando o horário mais tardio de sua dramaturgia com tramas que abordam, de maneira explícita, assuntos que ainda são tabu em outras faixas: sexo, drogas, violência.

Por isso, não é de se admirar que a emissora tenha escolhido recontar o clássico "Ligações Perigosas". O romance epistolar de Choderlos de Laclos (1741-1803) combina sedução, vingança, intriga e perdição e já ganhou inúmeras versões para o teatro e o cinema. O candidato ideal para uma adaptação suntuosa.

De fato, o primeiro capítulo da série, exibido na segunda (4), foi luxo só. Com cenários e figurinos que remetem aos anos 1920, realçados por uma fotografia surpreendente. Várias tomadas tinham algo raro na TV: profundidade. As perspectivas eram tão ricas em detalhes que, em certos momentos, as imagens pareciam ter sido gravadas em 3D.

Divulgação/TV Globo
A escritora Manuela Dias, autora de
A escritora Manuela Dias, autora de 'Ligações Perigosas'

Não foi a única surpresa. Quem estava esperando por cenas escandalosas pode ter se frustrado. O beijo lésbico entre duas prostitutas, numa das primeiras sequências, aconteceu longe da câmera.

Mas não houve pudor. Pouco depois, veio um momento realmente chocante: num flashback, a jovem Isabel d'Ávila de Alencar (feita nesta fase por Isabella Santoni) surge praticamente se masturbando no confessionário, para desespero e delícia do padre.

Isabel é o nome que a marquesa de Merteuil recebeu no texto assinado por Manuela Dias. Vivida quando madura por Patrícia Pillar, uma atriz mais interessante a cada ano, ela é o motor do enredo intrincado, que teve seus principais personagens apresentados com eficiência e parcimônia.

Pena que a estreia tenha acabado abruptamente, sem um grande gancho. Mas, pelo pouco que mostrou, dá para perceber que "Ligações Perigosas" será, se não um marco da nossa TV, pelo menos um entretenimento de alto nível, muitíssimo bem acabado.

LIGAÇÕES PERIGOSAS
QUANDO: seg. a sex., às 23h, na Globo


Endereço da página: