Folha de S. Paulo


'Os Oito Odiados', de Tarantino, não será exibido em 70 mm no Brasil

O brasileiro que quiser assistir a "Os Oito Odiados" na telona terá, digamos, meia experiência cinematográfica.

É que não há mais no país cinema que possa projetar cópias em 70 mm, formato usado pelo diretor Quentin Tarantino para rodar seu filme. Por aqui, a produção será exibida só em formato digital, cujas dimensões de projeção são praticamente a metade das dimensões de uma em película 70 mm (a mais larga existente e de qualidade superior).

A opção de Tarantino tem a ver com seu próprio estilo cinéfilo: o tal formato 70 mm, hoje raro no mundo todo, foi muito usado em superproduções dos anos 1950 e 1960, caso de "Ben-Hur" (1959) e de "Lawrence da Arábia" (1962).

A projeção mais alargada na tela dos cinemas, propiciada pelo 70 mm, incrementa o aspecto épico dos filmes.

Mas o sistema ficou obsoleto: a película em 35 mm, de dimensões menores, era mais flexível. O advento do digital, nos últimos anos, substituiu em grande parte o uso da película, mas manteve a projeção em dimensões bastante semelhantes às do 35 mm.

Nos EUA, a extravagância de Tarantino foi projetada em cerca de 96 cinemas quando estreou, em dezembro, obrigando muitos exibidores americanos a correrem atrás de equipamentos antigos.

Em janeiro, com a ampliação do número de salas exibindo o filme, a maioria dos cinemas americanos passou a projetar a versão digital —sistema que domina 97% das cerca de 40 mil salas daquele país. No Brasil, 86% das 3.000 salas têm projeção digital.


Endereço da página: