Folha de S. Paulo


DVDs de 'The Rolling Stones from the Vault' são aperitivo a shows no Brasil

Daqui a sete semanas, os Rolling Stones começam seus quatro shows no Brasil —um no Rio, dois em São Paulo e o último em Porto Alegre.

A ansiedade dos fãs já consumiu a grande maioria dos ingressos disponíveis para aquela que pode ser a última excursão mundial da banda.

A turnê começou no ano passado. Não há novidades no repertório do quarteto, que não lança um álbum de músicas inéditas desde "A Bigger Bang", de 2005, descontadas aqui duas faixas novas incluídas em "GRRR!", coletânea de 2012: "Doom and Gloom" e "One More Shot".

Os shows no Brasil devem se concentrar nos grandes e incontáveis sucessos do grupo inglês, que entra agora em seu 54º ano de atividade. Para quem aguarda a vinda da banda ao país, um bom aquecimento é assistir aos volumes já lançados da série de DVDs "The Rolling Stones from the Vault".

Mick Jagger e Keith Richards têm selecionado gravações de shows de várias fases do grupo. Após trabalho de restauro de som e imagem, os filmes estão sendo oferecidos para o público em doses homeopáticas.

RUMORES

Até agora são cinco DVDs na praça. Rumores falam que a série deve contemplar pelos menos mais quatro shows nos EUA e outros em Londres, Paris e Hannover (Alemanha). O show histórico da banda na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, quando os Stones ficaram diante de cerca de 1 milhão de pessoas, também aparece entre as especulações.

Chegam agora às lojas os DVDs "The Marquee Club - Live in 1971" e "Live at Tokyo Dome - 1990". Já estavam em catálogo shows em Los Angeles (1975), Hampton (1981) e Leeds (1982). A maior diversão para os fãs é comparar as performances no decorrer dos anos.

Para a maioria dos maníacos pela banda, a melhor fase dos Stones nos palcos foi entre 1969 e 1974, quando Mick Taylor era o guitarrista solo do grupo, substituindo Brian Jones (1942-1969), membro original que morreu afogado em sua piscina após ser afastado do grupo por problemas com drogas.

LUGAR LENDÁRIO

Por isso, entre os dois novos títulos disponíveis na série, sem dúvida o show em Londres, na lendária casa de shows Marquee Club, em 1971, é o mais interessante.

Os Stones tinham acabado de lançar um álbum que é forte concorrente ao posto de melhor da carreira. Nas eternas discussões dos fãs, "Sticky Fingers" é sempre cotado como o ápice da banda.

Do repertório matador do álbum, a apresentação no Marquee Club fecha com "Bitch" e "Brown Sugar", dois rocks que servem de cartilha para quem quiser entender o que é esse gênero.

Às guitarras de Richards e Taylor se une o sax potente de Bobby Keys (1943-2014), num resultado empolgante.

Pena que é um show curto, de cerca de uma hora, porque foi concebido para transmissão da rede de televisão inglesa BBC. Para compensar, o DVD inclui versões alternativas de algumas músicas gravadas naquela mesma noite.

O DVD do show de Tóquio mostra os Stones excursionando para divulgar um álbum fraco, "Steel Wheels" (1989), que teve como hit apenas "Mixed Emotions". Ron Wood, na banda desde 1975, substituindo Taylor, esbanja carisma e bom humor, mas seu antecessor era realmente um monstro da guitarra.

THE ROLLING STONES FROM VAULT: THE MARQUEE CLUB - LIVE IN 1971 / LIVE AT TOKYO DOME - 1990
ARTISTA Rolling Stones
LANÇAMENTO Eagle Rock/Som Livre
QUANTO R$ 35,90 (cada DVD)


Endereço da página: