Folha de S. Paulo


Paulinho Moska e argentino Fito Paez selam trajetórias com 'Locura Total'

Danilo Verpa/Folhapress
Moska (esq.) solta o portunhol para Fito Paez nas ruas de São Paulo, passeando na av. Paulista
Moska (esq.) solta o portunhol para Fito Paez nas ruas de São Paulo, passeando na av. Paulista

Nenhuma lista de discos mais relevantes de 2015 pode excluir o álbum "Locura Total", inspirada e inesperada colaboração entre o brasileiro Paulinho Moska, 48, e o argentino Fito Paez, 52.

Apesar de ambos compartilharem um passado de muito intercâmbio com músicos de outros países latinos, um não conhecia pessoalmente o outro até gravarem juntos.

"Foi uma ideia que nasceu dentro de uma gravadora, mas algo além da corporação. Foi obra de uma pessoa, Bruno Batista, gerente artístico da Sony Music, capaz de tocar um projeto que inicialmente não é comercial.
Por conhecer cada um de nós, ele percebeu que nossa reunião poderia render uma coisa legal" explica Moska à Folha.

Há 13 anos, o brasileiro conheceu o uruguaio Jorge Drexler, que depois o apresentou ao argentino Kevin Johansen. As viagens foram aumentando e também a lista de contatos com outros artistas latinos, como as cantoras Andrea Echeverri, colombiana da banda Aterciopelados, Julieta Venegas, do México, e a chilena Francisca Valenzuela.

Fito, por sua vez, teve contato crescente com músicos brasileiros nos últimos 30 anos. Gravou e fez shows com Paralamas, Titãs, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros. Um dos maiores hits dos Paralamas, tocado até hoje nos shows do trio, é "Trac Trac", versão de música de Fito.

"Percebemos que nós dois éramos raridade", diz Moska. "Eu, o brasileiro com mais conexões junto aos artistas latinos, e Fito, o argentino com mais encontros musicais com os artistas daqui."

"E esses encontros foram todos fora do esquema das gravadoras. Eram naturais. Com Chico Buarque, Milton Nascimento, era aquela coisa de ligar para eles e dizer 'vamos gravar isso, gravar aquilo'. Vontade de mostrar as músicas para os outros", acrescenta o argentino.

VERSÕES DIFERENTES

"Locura Total", lançado com o mesmo repertório mas em versões diferentes, em português e em espanhol, é uma coleção de gêneros. Vai do rock ao samba -às vezes um "sambão" de verdade, em outros momentos um criativo samba desconstruído.

As letras, cheias de referências explícitas ao encontro de culturas entre os cantores, são românticas ou engraçadas, sempre intensas. "Nossas vidas acabaram transparecendo nessas letras", conta Moska. "Eu estava com minha mãe internada, passando por uma cirurgia, e ele estava acabando um relacionamento, tendo brigas loucas ao telefone."

"As músicas falam disso, claro", emenda Fito. "Eu me lembro da última entrevista de John Lennon, em que perguntam por que falava tanto dele mesmo em suas canções. E Lennon disse que era só sobre isso que poderia escrever. Concordo. A minha é a única vida que eu vivo."

Moska fala do disco como celebração do portunhol. "É quase uma provocação. O portunhol é, por princípio, a língua do equívoco. Ao mesmo tempo em que ela não tem regra, não tem gramática, nasceu da coragem de desejar a comunicação com o outro. O disco reflete um comportamento portunhol."

A dupla não tem pressa para excursionar com essas músicas. "Fazer as coisas de um modo desacelerado é um privilégio no mundo atual" diz Moska. "Vamos antes entender bem o que é esse disco para fazer uma turnê do tamanho certo, nem pequena demais nem grande demais."

LOCURA TOTAL
ARTISTAS Fito Paez e Moska
LANÇAMENTO Sony Music
QUANTO R$ 25 (em média, CD)

*

O NOVO ROCK ARGENTINO
Quatro bandas que valem a pena

SOBRENADAR

Divulgação
A banda Sobrenadar
A banda Sobrenadar

O projeto da cantora e instrumentista Paula Garcia é predominantemente eletrônico, mas sons quase mínimos de guitarra fazem uma grande diferença. Suas melodias etéreas podem ser encaixadas no que se convencionou chamar de "dream pop". Álbuns e EPs disponíveis em sobrenadar.com

JUVENILIA

Divulgação
Os integrantes da Juvenilia
Os integrantes da Juvenilia

Banda dominada por garotas que consegue soar totalmente new wave, como se tivesse saído direto de 1983 (ano em que seus integrantes ainda não haviam nascido). O primeiro álbum está sendo finalizado e sai agora no início do ano. Dá para ouvir um EP em juvenilia.bandcamp.com

ÍNDIOS

Divulgação
O grupo de rock Índios
O grupo de rock Índios

Um vocalista bom e carismático (Joaquin Vitola) e nenhuma vergonha de fazer pop rock que grude no ouvido são os trunfos dessa banda de Rosario. É famosa pelos shows em lugares abertos, no meio da rua mesmo. Suas canções podem ser "caçadas" no confuso site da banda, indiosoficial.tumblr.com

SURFISTAS DEL SISTEMA

Divulgação
Os membros da banda Surfistas del Sistema
Os membros da banda Surfistas del Sistema

A mistura de guitarras e sintetizadores ganhou a crítica musical de seu país, que parece determinada a exaltar a banda até transformá-la em um novo Soda Stereo (o "RPM argentino" nos anos 1980). O álbum "Modo Despegar" é mesmo primoroso e está disponível em surfistasdelsistema.bandcamp.com


Endereço da página:

Links no texto: