Folha de S. Paulo


Com Caetano e Adam Lambert, confira o melhor e o pior nos shows de 2015

O MELHOR

1. Robert Plant

O cara poderia viver na sombra, cantando clássicos do Led Zeppelin, mas não quer ficar parado. Viaja o mundo pesquisando sons e lança discos sempre interessantes. Para alegria geral, canta "Whole Lotta Love". O mundo fica melhor nessa hora.

2. Caetano Veloso e Gilberto Gil

Não é apenas o repertório matador dessa turnê que comemora 50 anos de carreira de cada um dos baianos. É a química no palco, a cumplicidade nos detalhes, a compreensão imensa que cada um tem do outro. Não é nostalgia, é celebração.

3. David Gilmour

Ele nem precisava tocar tantas músicas legais do Pink Floyd (mas elas fazem o público urrar). Mesmo canções solo, mais fracas, emocionam porque Gilmour é um dos três grandes guitarristas vivos do rock, ao lado de Eric Clapton e Jeff Beck.

4. Royal Blood

Num ano em que o Rock in Rio exibiu uma escalação de veteranos já com pouco fôlego, a dupla inglesa de hard rock trouxe ao Brasil o repertório de seu único álbum. E foi o bastante para colocar a plateia em transe. Riffs de guitarra destruidores.

5. Foo Fighters

Quase três horas de show, com o rock básico da banda de Dave Grohl e um divertidíssimo bloco no meio da apresentação com covers que vão de "Miss You", dos Stones, a "Under Pressure", de David Bowie e Queen. O grupo molha a camisa e seu líder sabe conduzir a coisa toda.

-

MICO DO ANO

Queen + Adam Lambert

Colocar um moleque saído dos calouros do "American Idol" no lugar de um dos mais carismáticos vocalistas da história do rock foi um mico anunciado. Brian May e Roger Taylor merecem carinho e respeito, mas exigem paciência de seus muitos fãs.

Avener Prado/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 16-09-2015: -Show Queen + Adam Lambert
Adam Lambert no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo

Endereço da página:

Links no texto: